Estratégia para o turismo de Torres Vedras em discussão pública
Apresentado publicamente na terça feira, 16 de maio, o Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Torres Vedras, que visa afirmar Torres Vedras como um destino de referencia no panorama nacional, está em discussão pública até 2 de junho.
Na apresentação do Plano que foi elaborado pelo IPDT e pelo município, a presidente da Câmara de Torres Vedras, Laura Rodrigues, destacou a “diversidade de ofertas” turísticas que existem atualmente no território, mencionando a oferta cultural, as oportunidades no âmbito do turismo de natureza e do enoturismo, que se aliam aos 20 quilómetros de costa. “Aquilo que queremos é trabalhar estas ofertas em rede, para que quem nos visita possa ser acolhido da melhor forma” afirmou.
O plano define como produtos-âncora para o desenvolvimento turístico de Torres Vedras, o mar, o vinho, património e tradições, paisagem protegida, cultura e criatividade. Para centrar a aposta do município nestes produtos-chave, é proposta a criação de sete clusters, ou seja, equipas compostas por técnicos municipais e agentes económicos que irão partilhar ideias e decidir ações futuras na sua área de atuação.
Alavancar a notoriedade de Torres Vedras junto de mercados turísticos estratégicos, aumentar a rentabilidade dos negócios do turismo e mitigar a sazonalidade dos fluxos turísticos no território são objetivos desta estratégia, que apresenta um conjunto de 10 metas a alcançar até 2028.
De notar que o documento inclui um plano de ação com 43 propostas no âmbito da qualificação da oferta do território, da promoção, da proximidade e do conhecimento.
Os interessados em participar na discussão pública do plano poderão fazê-lo através do link: https://www.cm-tvedras.pt/participacao-publica/ .