Estratégia do Turismo 2022–2027 da Madeira pronta a ser implementada

A Madeira vai começar a implementar acções definidas na Estratégia Turismo 2022-2027, as quais vão obedecer a seis pilares: Natureza, Turismo Ativo & Desportivo; Mar & Turismo Náutico; Saúde & Wellness; Património Cultural; Gastronomia & Vinho; Lifestyle, Trendiness & Novas Tendências e Consciousness & Sustainability.
A Estratégia para o Turismo da Região Autónoma da Madeira para 2022-2027 foi apresentada no passado mês de Dezembro, tendo-se seguido um período de consulta pública, realizada através do portal da Secretaria Regional de Turismo e Cultura. Durante aquele período qualquer cidadão poderia endereçar contributos para o mesmo, “pese embora se pautasse pela ausência de ações nesse sentido”, lamenta a SRTC.
Findo o prazo que tinha sido aberto à discussão pública, o documento, desenvolvido pela ‘Deloitte Business Consulting’ e acompanhado pela direao regional do turismo, está agora, segundo a Secretaria Regional do Turismo, pronto para começar a ser aplicado, uma vez que já “cumpriu todas as fases”.
A partir de agora, sublinha a nota publicada no site do governo da Madeira, “segue-se a monitorização, acompanhamento e dinamização das ações previstas, tendo por base o documento”.
Segundo a mesma nota, “a Estratégia para 2022-2027 tem uma visão em linha com a da anterior Estratégia (2017-2021)” embora introduza “a fusão experiencial entre o Mar, a Montanha e a Cultural” e revele o destino não apenas como um “must visit” europeu, mas sim, global e com uma vasta oferta de experiências diferenciadas.
O documento visa, acima de tudo, “afirmar a Região como um destino turístico para todo o ano, seguro, diferenciado pelo clima ameno, pelo acolhimento aos turistas e visitantes, pela autenticidade e diversidade, pela qualidade das experiências e pelo compromisso com a sustentabilidade económica social e ambiental”.
Seis pilares estratégicos
Integrando um capítulo dedicado ao Porto Santo, a Estratégia do Turismo 2022–2027 agrega um conjunto de seis pilares estratégicos para o desenvolvimento da Região nomeadamente: Natureza, Turismo Ativo & Desportivo; Mar & Turismo Náutico; Saúde & Wellness; Património Cultural; Gastronomia & Vinho; Lifestyle, Trendiness & Novas Tendências e Consciousness & Sustainability. Todos estes são, segundo a Deloitte, são produtos fundamentais em que a região se pode desenvolver e fortalecer.
Foram também definidos seis drivers orientadores para a estratégia: reforçar a gestão do destino, melhorando o conhecimento e monitorizando a performance do setor do Turismo; apostar na diversidade, diferenciação e estruturação da oferta turística; investir no aumento da notoriedade do destino Madeira; atrair, qualificar e valorizar os Recursos Humanos do setor do Turismo; fomentar o investimento no setor do Turismo e assegurar a sustentabilidade do destino (ambiental, como económico e social).