Estratégia do Algarve para 2023 aposta em novas motivações de visita

Entre as novas motivações inclui-se o novo Centro Interpretativo dos Descobrimentos Portugueses que será inaugurado já no próximo dia 21, instalado na réplica da Caravela Boa Esperança, em Lagos. Mas haverá também novos roteiros culturais como a Rota Literária de Saramago no Algarve.
“Em equipa que ganha não se mexe” e por isso a estratégia definida pelo Algarve para o ano de 2023 assenta nos mesmos pressupostos daquela que tem vindo a ser seguida e que tem dado bons resultados. Ainda assim há várias apostas que aparecem reforçadas, nomeadamente ao nível de novas motivações.
Num evento realizado na BTL, na passada sexta feira, o presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, sustentou que a estratégia seguida pela região ao nível da diversificação e qualificação da oferta, de diversificação de mercados e de aposta na sustentabilidade e na transição digital, está a dar “resultados concretos” do ponto de vista da performance turística, dos indicadores ambientais e da sustentabilidade social. Por isso, afirmou, estes continuarão a ser os fios condutores da estratégia da RTA para 2023.
Ainda assim, a criação de novas motivações que levem os turistas ao Algarve, continua a ser um objetivo que vai ser reforçado com várias iniciativas. Nele se insere, por exemplo, a instalação de um Centro Interpretativo dos Descobrimentos Portugueses na réplica da caravela Boa Esperança, em Lagos, que será inaugurado já no próximo dia 21.
A Boa Esperança que irá albergar o Centro Interpretativo é uma réplica aproximada da caravela dos Descobrimentos, fabricada em madeira por especialistas que respeitaram as regras da construção naval do século XV. Lançada à água pela primeira vez em 1990, a caravela foi adquirida pelo Turismo do Algarve em 2001.
Os visitantes vão ter a “oportunidade de perceber o que era viver a bordo de uma caravela e por que mares navegou a caravela Boa Esperança”, disse João Fernandes, acrescentando que se pretende que este projeto “venha a ser um ‘ex-líbris’ para turistas e residentes”.
O Turismo Cultural continuará, também, a ser uma aposta reforçada, agora com novas Rotas Literárias, nomeadamente a nova Rota Literária de Saramago no Algarve, bem como o Algarve Premium, cujo objetivo é promover a internacionalização de produtos de excelência da região em sectores como o Turismo Cultural e Criativo, o Mar e o Turismo Náutico.
Outra aposta ainda incidirá na captação de nómadas digitais, sendo que “em breve será lançado o guia “Viver e Trabalhar no Algarve”, dedicado a este segmento.