Estratégia da RTA para 2024 tem olhos postos no reforço do turismo fora da época alta
Estruturação de produto, valorização da oferta, notoriedade e digitalização, são os eixos em que assenta a estratégia da RTA para 2024. O plano de ações é extenso e passa por novas rotas aéreas e por incentivar segmentos turísticos que permitam à região continuar a atenuar a sazonalidade. Aliás, na BTL, André Gomes adiantou que nunca como em 2023, o turismo fora da época alta foi tão intenso.
Para 2024, o plano de ações da RTA é extenso e diversificado até porque há que acolher as novas ligações aéreas que vêm acrescentar duas rotas às 81 efetuadas por 27 companhias em 2023. Dos Açores, a partir do verão, o Algarve receberá a ligação efetuada pela SATA, e a 25 de maio terão início os voos United Airlines provenientes de Nova Iorque, aguardados com grande expectativa, face até ao aumento do número de turistas dos EUA que a região registou o ano passado: +70% do que em 2019.
O combate à sazonalidade continua a ser um dos granes objetivos da RTA, o que passa, por exemplo, pela estruturação do produto e a diversificação da oferta. “Os agentes do turismo no Algarve têm trabalhado intensamente para diversificar a oferta do destino, e isso já se sente também fora da época alta. Acreditamos que estamos a caminhar para um equilíbrio, em que falar de época baixa se tornará apenas uma muleta linguística. Nunca tivemos tantas dormidas nos períodos de janeiro a abril (+40%) e de outubro a Dezembro (+10%) ”, afirmou o presidente da RTA, André Gomes, durante uma apresentação na BTL.
Ao nível da “estruturação de produto”, André Gomes começou por destacar que a 3ª edição do Plano de Marketing Estratégico do Algarve estará concluída até ao final do terceiro trimestre de 2024, nela sendo traçadas as metas a alcançar pela região até 2028.
Ainda no que se refere ao combate à sazonalidade, o presidente da RTA referiu o reforço da aposta no Turismo de Natureza, com a reativação da marca ‘Algarve Walking Season’, que engloba 4 festivais de caminhadas e mais de 200 atividades de natureza, e o regresso do ‘Algarve Nature Fest’ (caminhadas, passeios de barco e bicicleta, observação de aves, etc.),
Outras das apostas residem no Turismo Literário com passeios literários que incluirão a Rota Literária Saramago no Algarve, e no Turismo Industrial.
Sustentabilidade ambiental como foco na água
No que se refere à sustentabilidade, André Gomes sublinhou que o Turismo do Algarve está envolvido na promoção do Selo de Eficiência Hídrica, com todo o alojamento turístico da região a ser desafiado a juntar-se a um programa que visa contribuir para a redução de 15% no consumo do setor urbano.
“A oferta muito diversificada do Algarve reflete-se na chegada de turistas com perfis muito distintos. No golfe, por exemplo, dois terços das voltas nacionais jogaram-se nos mais de 40 campos do Algarve”, salientou André Gomes.
O responsável frisou também a necessidade de prosseguir a aposta na sustentabilidade ambiental, com foco na água, para acomodar este incremento na procura: “Os agentes do turismo do Algarve iniciaram medidas de poupança de água em 2020, com a elaboração do Plano de Eficiência Hídrica Regional, e com isso tornámos o setor mais eficiente. No golfe, temos uma crescente utilização de águas residuais tratadas, e ainda este mês dois novos campos foram ligados a uma ETAR. Ninguém mais que os próprios empresários percebem a necessidade de apostar na sustentabilidade ambiental, condição para a sustentabilidade financeira dos seus investimentos”, frisou.
André Gomes avançou também que muito em breve candidatura à Linha + Interior permitirá avançar com a valorização do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, com recuperação, valorização e promoção deste território conjunto do Algarve e Alentejo. O projeto prevê a requalificação de património que, mais a sul, incluirá duas localidades do Sotavento, Castro Marim e Alcoutim. Já na serra algarvia, o Renature Monchique está a plantar, até ao próximo mês de abril, 125 mil árvores, com 400 mil euros de financiamento assegurados pela Ryanair.