Estão a chegar os ‘Dias Medievais em Castro Marim’
Castro Marim vai viver, de 23 a 27 de agosto, a 24ª edição dos Dias Medievais, evento que promete, uma vez mais, levar os visitantes a viver uma viagem no tempo, num espaço que se apresenta este ano com nova organização.
Iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Castro Marim e reconhecida pelo seu rigor histórico, os Dias Medievais em Castro Marim, que se alicerçam no valor patrimonial do Castelo, trazem consigo a representação 45 artes e ofícios, este ano com um espaço reorganizado, onde vão também acontecer os torneios medievais a cavalo.
Como habitualmente, uma das grandes atrações são os banquetes (apenas mediante compra e reserva antecipada), que decorrem num espaço exclusivo e à luz das tochas. A ementa reúne as melhores iguarias da época medieval e durante a ceia os comensais são entretidos pelas performances dos grupos de animação. Uma experiência diferente é a mesa real – “Seja Rei por uma Noite”-, com apenas 10 convivas por noite que desfrutam da pompa e circunstância das cortes da Idade Média.
Ainda no Castelo, a exposição de Instrumentos de Tortura e Punição (cofinanciada pelo Interreg V-A, apoiada pela União Europeia, cofinanciada a 75% pelo FEDER, projeto FOURTOURS), recorda algumas das razões pelas quais a Idade Média foi a Idade das Trevas.
Durante estes dias, ruas e ruelas de Castro Marim trajam com rigor e por elas caminham reis e rainhas, cavaleiros de armaduras reluzentes, bobos e jograis, comerciantes, monges, damas e nobres, mas também criaturas mitológicas, monstros, criaturas demoníacas e mágicas, que explicavam tudo o que ainda era vago e impreciso.
Ponto alto do evento é o desfile medieval que acontece no primeiro e último dia do evento: 23 de agosto, pelas 19h00 e 27 de agosto às 17h30.
A animação é diversificada e fica por conta de 30 grupos, nacionais e internacionais. Distribuída por vários palcos, desde o mercado ao Castelo, vai contar com teatros de rua, grupos “passa calles”, malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, gaiteiros, equilibristas, espadachins e contorcionistas, música medieval, música e dança árabe-oriental, música sacra, danças medievais, encantadores de serpentes, arruadas e ainda demonstrações de falcoaria.
Também não faltam espaços de animação infantil, com oficinas, jogos, carrosséis e contadores de histórias, entre outras diversões.
De sublinhar que estes Dias Medievais são um ecoevento, apelando à máxima redução de resíduos, à reutilização de materiais e à utilização de materiais recicláveis.
Além da venda de bilhetes na BOL, uma das grandes inovações deste ano foi a instalação de mupis em Altura e Castro Marim, que facilitam a compra de bilhetes online. As bilheteiras dos Dias Medievais em Castro Marim abrem pelas 15h00, enquanto as atividades e animação do evento arrancam às 18h00 e encerram às 00h00.