Estados Unidos já permitem voos para Cuba
A administração Biden levantou a proibição de as companhias aéreas dos EUA voarem para Cuba, passando a permitir que operem para nove aeroportos cubanos além de Havana.
O Departamento de Transportes dos Estados Unidos, levantou as restrições aos voos comerciais e charter para Cuba, que tinham sido impostas por Donald Trump em finais de 2019, autorizando voos para um total de 10 aeroportos cubanos (incluindo o de Havana).
Camagüey, Cayo Coco, Cayo Largo, Cienfuegos, Holguín, Manzanillo, Matanzas /Veradero, Santa Clara e Santiago, são os aeroportos cubanos que se juntam ao aeroporto internacional de Havana na possibilidade de receberem voos dos Estados Unidos. Na prática, trata-se do restabelecimento da situação que vigorava aquando da administração Obama.
No entanto, o que está a ser transmitido pela comunicação social internacional é que não existem, no momento, companhias aéreas norte-americanas interessadas em retomar voos para Cuba, sejam regulares ou charter.
Durante a administração Obama, havia apenas duas companhias aéreas dos Estados Unidos a operarem para Cuba, concretamente a American Airlines e a JetBlue mas, segundo tem sido noticiado, nem estas duas companhias estão prontas a reiniciar as rotas para Cuba.
Ainda assim, esta abertura pode vir a ser um “balão de oxigénio” para o turismo cubano.