Estações Náuticas de Portugal revelam futuro na BTL
As Estações Náuticas de Portugal (ENP) vão marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, entre 1 e 5 de março, na FIL, no Parque das Nações e anunciam o aumento da rede com três novas certificações; a abertura da 6.ª fase de candidaturas para novas certificações e a sua estratégia de internacionalização.
Presente com um balcão em três stands das Entidades Regionais de Turismo Porto e Norte, Centro e Alentejo/Ribatejo, as ENP irão apresentar através do Fórum Oceano, a sessão nacional da “Rota Nautical Portugal”, no dia 2 de março, pelas 18h00, no stand da ERT “Porto e Norte”.
O ano de 2022 foi marcado pelo sucesso da iniciativa do Caminho Marítimo para Santiago e pela incrementação da rede, com seis novas certificações. Durante a edição da BTL de 2023, irá realizar-se a cerimónia pública da certificação de mais três estações, concluídas no final do ano transato: Mértola e Alandroal, ambas de águas interiores e Espinho, focada no Turismo do Surf. No total, são já 32 as Estações Náuticas certificadas, com mais 10 manifestações de interesse a caminho, a maioria de águas interiores.
As ENP têm sentido um elevado conjunto de manifestações de interesse provenientes de regiões com águas interiores, como Lagos do Sabor, com elevado grau de maturidade, Pedrógão Grande ou Penamacor.
Para este ano, a estratégia passa pelo alinhamento com o Plano Turismo + Sustentável 20-23, nomeadamente a capacitação e desenvolvimento de parcerias, bem como entidades que possam contribuir para a certificação de qualidade por parte dos operadores turísticos. Assim, durante a BTL será apresentado o “Guia de Boas Práticas de Sustentabilidade para as infraestruturas de apoio ao Turismo náutico” , por Teresa Ferreira, diretora do Turismo de Portugal.
Na mesma feira será assinado o Memorando da Rede de Compromisso AQUA+ com a ADENE – Agência Portuguesa para a Energia sobre a eficiência hídrica na hotelaria e empreendimentos turísticos de parceiros das Estações Náuticas.
Durante a BTL, a Rede das Estações Náuticas de Portugal irá apresentar a sua estratégia de internacionalização com o lema “Water fun in Portugal by Nautical Portugal”, assim como os resultados já obtidos nos três mercados selecionados: França, Alemanha e Países Baixos. A Internacionalização da Rede das Estações Náuticas de Portugal está a ser financiada pelo Compete e envolve 120 micro e pequenas empresas com produto estruturado para o mercado internacional, estando a ser promovida como produto turístico integrado (alojamento, serviços náuticos, gastronomia…).