Especialistas do setor consideram importante ter estratégia para desmistificar questão do “overtourism”
Esta foi uma das conclusões do Barómetro do IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, em que são auscultados profissionais e especialistas no setor. Para a maioria dos inquiridos é importante dar uma resposta estratégica e coordenada a esta questão.
Depois de ter acontecido em outros destinos, as reações ao chamado “overtourism” começam a verificar-se também em Portugal, conforme tem vindo a ser frequentemente noticiado pela comunicação social. Assim, para a realização do seu Barómetro do Turismo, o IPDT perguntou ao painel de profissionais e especialistas qual a importância de uma tomada de posição a curto prazo relativamente a estas manifestações.
A maioria, 58% dos inquiridos, defenderam o combate à desinformação como prioridade para desmistificar ideia de ”overtourism”, com os resultados do Barómetro a revelarem que a maioria dos especialistas reconhece a importância de uma resposta estratégica e coordenada às manifestações de “overtourism” em Portugal. Cerca de 47% dos membros do Barómetro consideram a questão “muito importante”, enquanto 33% a classificam como “importante”, evidenciando a urgência de medidas concretas para mitigar os impactos desta problemática.
De acordo com as respostas dadas ao inquérito, entre as principais ações apontadas para enfrentar o “overtourism”, destaca-se o combate à desinformação (58%), com um apelo claro à implementação de estratégias de comunicação mais transparentes e acessíveis. Outras ações incluem a sensibilização e o envolvimento das comunidades locais (22%), a descentralização da carga turística (17%), com foco no desenvolvimento das regiões interiores, e a definição de uma visão clara para o futuro da atividade turística (6%).