Especialistas apontam caminho para retenção do talento no turismo

Formar, informar, melhorar jornada laboral e planear crescimento profissional, são os quatro pilares em que deve assentar a estratégia das empresas do setor do turismo para conseguirem reter talento, segundo o Eurofirms Group.
O Eurofirms Group, empresa de RH especializada em gestão de talento, divulgou recentemente as conclusões do seu estudo sobre a perceção do emprego no setor da hotelaria e restauração. De acordo com o documento, os fatores essenciais para a retenção de talento passam pelo estabelecimento de horários compatíveis com vida pessoal, fator que é considerado pelos inquiridos como menos atrativo, juntamente com a conciliação destes horários com a vida pessoal: 42% e 41,8% dos inquiridos, respetivamente, apontam estes fatores. Já aquilo que é considerado como mais atrativo nas profissões do turismo, em particular na hotelaria e na restauração é a relação com o clientes (49,6%).
A análise Eurofirms a homens e mulheres que trabalham no setor confirma que a maioria das pessoas que trabalha na área tem estudos superiores, valoriza a conciliação familiar, preza e procura melhores condições salariais e suporte de formação profissional que permita aperfeiçoar técnicas.
Relevante é, também, o facto de o estudo confirmar que os inquiridos se mostram comprometidos com o seu futuro e procuram estabilidade laboral para crescer também a nível familiar.
Contudo, o estudo vem igualmente confirmar que 73% dos inquiridos recebe um salário mensal inferior a 1.000 euros e destes, 60% recebem um salário abaixo dos 800 euros por mês. Quando analisado o tipo de contrato, é percetível alguma precariedade, com 26% dos inquiridos a terem contratos a termo certo, 22% contrato indefinido, 22% em part-time e 17,7% a contrato a termo incerto.
O mesmo estudo revela que as novas gerações já não são aliciadas pelo salário, mas por oferta de horários compatíveis com a conciliação de tempo livre, e pela identificação com os valores da empresa. Daí que a Eurofirms sublinhe que, para uma alteração visível do panorama do setor, é essencial que as empresas pensem, desenvolvam e implementem, uma estratégia assente em quatro pilares: formar, informar, melhorar jornada laboral e oferecer plano de crescimento profissional.
De acordo com Sara Pimpão, country leader do Eurofirms Group em Portugal, “desenvolver um modelo de empresa baseado no bem-estar das pessoas, criando um ecossistema onde o trabalhador se sinta bem e colocando a pessoa no centro, faz com que a felicidade e a produtividade aumentem, consideravelmente. As pessoas são o fator mais importante de uma empresa. Quanto mais felizes se sentirem os trabalhadores, melhores serão os resultados e mais profundas serão as suas raízes na empresa”.