Espanha volta a ser escolhida pelos portugueses para as férias de verão, diz a eDreams

A eDreams, agência de viagens online, analisou os dados da sua plataforma para descobrir as tendências nas reservas de viagens dos portugueses para este verão e confirma que Espanha volta a ser o seu destino de eleição. Barcelona, Palma de Maiorca, Ibiza, Madrid e Minorca figuram na lista.
Ainda neste ranking dos destinos preferidos encontra-se França, com Paris – que efetivamente, e como tem sido tendência nos últimos anos, lidera mesmo o Top 10 de viagens – e o próprio Portugal, com Funchal e Ponta Delgada entre as preferências dos viajantes.
Os dados revelam também que os destinos que registaram um maior aumento nas reservas dos portugueses em relação ao ano passado foram Marraquexe (+79%), Luanda (+68%), Barcelona (+63%), São Paulo (+56%) e Minorca (+55%).
O verão 2025 traz algumas curiosidades: a maioria das reservas de viagens foi feita para o mês de julho (47%), seguindo-se de perto agosto (40%) e depois – com bastante menos impacto – a primeira metade de setembro (13%).
Quanto à duração das viagens, os portugueses preferem estadias entre 7 e 13 dias, tanto em julho (30%) como em agosto (38%), como é mais tradicional nas férias de verão. No entanto, as viagens curtas de 3 a 4 dias são mais frequentes em julho (28%) do que em agosto (21%).
Por outro lado, o planeamento parece ser a palavra-chave para os viajantes. Os dados da eDreams mostram que a grande maioria (80%) reserva as suas férias de verão com mais de 90 dias de antecedência, mostrando que a antecipação continua a ser uma tendência forte.
Por fim, no que toca aos viajantes que escolheram Portugal para as suas viagens este verão, a eDreams descobriu que são maioritariamente provenientes de França (40%), Alemanha (14%) e Espanha (11%).
Os dados indicados foram recolhidos na plataforma da eDreams, que analisou os resultados das reservas de viagens a realizar durante o período compreendido entre 1 de julho e 15 de setembro de 2025, tendo em conta as reservas desde dia 30 de setembro de 2024 até 19 de maio de 2025.