Espanha atinge números recorde de turistas e receitas no 1º semestre
De janeiro a junho, Espanha recebeu 42,5 milhões de turistas que geraram receitas de 55,57 mil milhões de euros. Revelados pelo Instituto Nacional de Estatística de Espanha, ambos os indicadores estabeleceram novos máximos históricos para o período em análise.
Espanha alcançou um novo recorde na chegada de turistas estrangeiros no primeiro semestre do ano, tendo recebido um total de 42,5 milhões de turistas, número que representa um aumento de 13,3% face ao mesmo período do ano passado.
Também no 1º semestre deste ano, as receitas turísticas alcançaram um novo máximo histórico de 55,57 mil milhões de euros, reflectindo um crescimento de 20,6% em termos homólogos.
Por mercados geradores de fluxos turísticos para o país, o Reino Unido manteve-se na liderança no 1º semestre, com mais de 8,5 milhões de turistas.
O destino que mais cresceu nos primeiros seis meses do ano, foi Madrid, com um aumento de 20,4% no número de turistas recebidos, face ao mesmo período do ano passado.
No que se refere ao mês de junho, o Instituto Nacional de Estatística de Espanha indica que o país recebeu 9,31 milhões de turistas internacionais (+12,1% do que no mesmo mês do ano passado), com as receitas turísticas a ascenderem a 12.373 milhões de euros (+16,6% em termos homólogos).
Também no que se refere a junho, as Ilhas Baleares foram o principal destino turístico, concentrando 23,6% do total de turistas internacionais chegados ao país (+6,7% comparativamente ao mesmo mês do ano passado), seguidas da Catalunha (21,5% do total e um aumento de 10,1% em termos homólogos) e da Andaluzia (14,7%; mais 18,2%).