Espaços “Fábricas”: ASM Global quer duplicar volume de eventos já este ano

Naquele que será o primeiro ano completo dos espaços de eventos Fábrica L e Fábrica XL sob gestão da ASM Global, o objetivo passa por superar a fasquia dos 100 eventos e um milhão de euros em receitas, batendo assim bater todos os recordes em ambos os indicadores.
Superar a fasquia dos 100 eventos e alcançar um milhão de euros em receitas no primeiro ano de atividade, é o objetivo traçado para os espaços Fábricas neste arranque de ano, pela ASM Global, empresa internacional da indústria dos eventos que entrou recentemente em Portugal,
Fábrica L e Fábrica XL, localizadas na LX Factory, entram em 2025 apostadas em reforçar o seu posicionamento como hotspots para todo o tipo de eventos na cidade de Lisboa, de portas abertas, agora com a sua oferta agregada sob uma marca única, a grandes conferências a espetáculos de música ao vivo, passando por eventos corporativos, festas temáticas ou eventos desportivos e de wellness, entre outros.
“Queremos ir além do tipo de eventos que já fazemos e ser o palco de um mix muito diverso de eventos e experiências”, começa por apontar Hugo Encarnação, diretor-geral dos espaços Fábricas, sublinhando que “os espaços tiveram um grande investimento ao nível da renovação”, com o objetivo de “melhorar significativamente as condições que oferecemos e a experiência proporcionada a quem procura os nossos espaços, assegurando que estamos perfeitamente posicionados para alargar a nossa amplitude de soluções”.
O mesmo responsável adianta que o objetivo da entrada da ASM em Portugal “é aumentar o volume de eventos que recebemos. Passámos de dois bons anos em 2023 e 2024, com uma média de 60 eventos, para um ano de 2025 em que queremos duplicar os níveis de ocupação, com mais de 100 eventos”.
Os dois espaços registam atualmente níveis de procura elevados, não só para este ano, mas inclusivamente já com solicitações para eventos em 2026 e 2027. “Já temos diversos eventos confirmados para o arranque deste ano, nomeadamente eventos corporativos, apresentações de marcas de automóveis e experiências de live music”, refere Hugo Encarnação, explicando que “o objetivo é chegar a um revenue de um milhão de euros no primeiro ano e, depois, ir aumentando esse volume de faturação ao longo dos próximos anos. O plano é assegurar o aumento máximo do EBITDA para os acionistas durante estes cinco anos de gestão da ASM Global”, conclui.
Com uma capacidade combinada de 2.870 pessoas, os espaços Fábrica L e Fábrica XL, foram alvo de um profundo processo de requalificação, como o Turisver oportunamente noticiou.
De referir que a ASM Global ficou igualmente responsável pela gestão dos espaços associados de bar, terraço e galeria ao ar livre.