ERT do Alentejo e Ribatejo promove território através da Literatura
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2024/12/literarea_Festival_logo.gif)
Incorporar a cultura no produto turístico e valorizar o território através da literatura são objetivos da 1ª edição do LiterÁREA – Festival de Turismo Literário do Alentejo e Ribatejo que decorre de 13 a 15 de dezembro em diferentes localidades das duas regiões. A aposta no Turismo Literário prosseguirá com os Roteiros Literários, disponíveis ao longo de todo o ano.
Promovida pela Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, esta é a primeira edição de um evento que pretende celebrar a riqueza literária das duas regiões, convidando os visitantes a explorar histórias, património, tradições, natureza e a gastronomia do Alentejo e da Lezíria do Tejo.
Nas palavras de José Santos, presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, “Com esta iniciativa, pretendemos promover e valorizar o território através da Literatura, numa união entre obras e autores, habitantes e visitantes”.
Defendendo que “o turismo literário tem um enorme potencial para atrair visitantes e contribuir para o desenvolvimento das economias locais”, José Santos frisa que este festival “é o primeiro passo para convidar os turistas a visitarem-nos através da Literatura e no qual serão apresentados vários roteiros literários que ficam disponíveis durante todo o ano e que irão integrar a criação de uma rede agregadora de diferentes opções”.
Em destaque na iniciativa, vão estar os autores do Alentejo e Ribatejo mas também outros que, não sendo naturais daqueles territórios, escreveram sobre eles, numa programação que é vasta e diversificada, com os Roteiros Literários a serem “um dos principais conteúdos que se pretende dar a conhecer”, destaca a responsável pela organização do LiterÁREA, Julita Santos.
Conversas com autores, workshops, masterclasses, apresentações de livros, exposições, sessões de contos, cinema, oficinas de literatura e imaginação, visitas comentadas e roteiros literários são algumas das várias ações, gratuitas, que irão integrar o LiterÁREA.
O festival vai, também, incluir uma parceria com várias unidades hoteleiras com vista a promover os autores do Alentejo e Ribatejo, através da disponibilização de uma coleção de livros acessíveis aos hóspedes e visitantes.
A sessão de abertura, em que participará o presidente da ERT Alentejo e Ribatejo, entre outras personalidades, irá decorrer no dia 13 de dezembro às 10h00 na Sala Multiusos Cine-Teatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, com a sessão a procurar responder à questão “Como pode a Literatura definir a identidade diferenciadora de um território de forma a atrair quem procura experiências autênticas, conhecer a cultura local, as tradições, a gastronomia, as histórias e a História de um território?”
Azinhaga (Golegã), Beja, Cabrela (Montemor-o-Novo), Évora, Galveias (Ponte de Sor), Montemor-o-Novo, Monforte, Moura, Santiago do Cacém, Portalegre, Santarém, Sines, Sousel e Vila Viçosa são algumas das localidades que irão receber o LiterÁREA.
Disponíveis durante todo o ano, os s roteiros literários convidam os viajantes a explorarem as paisagens descritas nas obras, a conhecerem as casas dos autores ou a descobrirem o património local.
Toda a programação do festival está disponível em www.literareafestival.com