ERT do Alentejo e Ribatejo faz balanço positivo da presença na BTL
A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo faz um balanço positivo da sua presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, na FIL, onde estiveram presentes mais de 100 expositores, num stand que foi palco de apresentações de produtos e serviços daquelas regiões.
Entre 28 de fevereiro e 3 de março, os municípios, empresas e comunidades intermunicipais tiveram a oportunidade de contactarem tanto com o público profissional como com o público final.
“Os mais de 100 expositores presentes tiveram a possibilidade de apresentarem as suas mais-valias e a diferenciação da sua oferta aos visitantes nacionais e internacionais. Foi a oportunidade de apresentar toda a diversidade da oferta turística do Alentejo e do Ribatejo, desde a Enogastronomia – com a Capital do Vinho no Ribatejo em destaque – a Cultura, a Natureza, sobressaindo aqui a Serra de São Mamede, ou os Cruzeiros no Alqueva e no Tejo. Tenho ainda de enfatizar a criação de uma área de atendimento e de exposição própria para o Ribatejo, o que acreditamos terá favorecido a visibilidade desta Região na BTL”, sublinha José Santos, presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo.
Nos dias destinados aos profissionais, as empresas do Ribatejo e Alentejo tiveram acesso a um espaço reservado a reuniões, sendo que para José Santos “esta vertente foi da maior relevância para os operadores locais, que apostaram na realização de reuniões one to one, com vista à concretização de potenciais parcerias de negócio. Colocámos ainda a funcionar áreas temáticas de negócio ligadas ao Enoturismo e à Náutica”.
Entre as apresentações destaque para o lançamento do portal Alentejo & Ribatejo Outdoor, plataforma que agrega a oferta de ‘Walking & Cycling’ dos dois destinos, e os Calendários de Eventos para este ano e ainda a candidatura do Baixo Alentejo a Cidade Europeia do Vinho e a apresentação dos caminhos de Santiago em parceria com os hotéis Vila Galé e o operador Try Portugal.
Nos dias dedicados ao público em geral, o stand daquela entidade regional contou ainda com muita animação, entre as tradicionais atuações do Cante Alentejano e do Fandango, até à plataforma de vídeobooth 360°, que transportava os visitantes para as paisagens dos dois destinos.
“Este ano, inovámos na forma como nos apresentámos aos visitantes durante o fim-de-semana, trazendo para o nosso stand uma plataforma animada e um passatempo, que permitiu a interação com quem nos visitou. Foi mesmo um Alentejo Caiado de Fresco e um Ribatejo em Festa”, conclui José Santos.