ERT da Região de Lisboa promove Programa de Ecoturismo
A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) está a fazer um levantamento extensivo dos recursos existentes para a prática do Ecoturismo. O objetivo é propor um programa de medidas de requalificação que garanta a sustentabilidade dos territórios e das comunidades.
Segundo uma nota divulgada à imprensa, a presentação deste programa tem em conta os recursos da região de Lisboa em matéria de turismo de natureza, como é o caso das áreas protegidas de Sintra/Cascais; Tejo; Arriba Fóssil da Caparica; Arrábida e Sado.
Para o efeito, a ERT-RL coordena um grupo de trabalho que integra representantes de várias entidades, o qual já reuniu com municípios da Área Metropolitana de Lisboa (em junho) e empresas de turismo de natureza (em novembro) inscritas no Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística (RNAAT) e reconhecidas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para a prática de atividades de Turismo de Natureza em áreas classificadas da região de Lisboa.
“O Ecoturismo e o Turismo de Natureza são um dos principais focos da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa. Não só pela riqueza de oferta que a região de Lisboa tem, ímpar em múltiplos aspetos, mas porque acreditamos que é uma forma de assegurar que este património natural e cultural permanece para as gerações futuras”, destaca Carla Salsinha, presidente da ERT-TL.
O documento final do Programa de promoção do Ecoturismo será apresentado no início do próximo ano.
Imagem: ©Parque Florestal Monsanto_SS_PFM-1003