ERT da Região de Lisboa convida a conhecer cinco “spots” em 2025
Da natureza à arte, passando pela história e tradições é o convite da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa para explorar cinco “spots”, provavelmente desconhecidos de muitos, durante o ano que agora se avizinha.
O primeiro local nesta lista é a Quinta do Pisão, um segredo bem guardado no Parque Natural de Sintra-Cascais. Com 380 hectares e entrada gratuita, neste espaço é possível fazer trilhos pela natureza, andar a cavalo ou burro e colher vegetais diretamente da horta. Para os mais novos, existe ainda o trilho do cuquedo, inspirado no livro infantil português “O Cuquedo”, de Clara Cunha e Paulo Galindro.
No centro de Lisboa, somos convidados a conhecer o Mural das Portas do Sol, junto ao miradouro com o mesmo nome. Este mural fica localizado num pequeno túnel junto à escadaria da Rua Norberto Araújo. Da autoria do ilustrador Nuno Saraiva, conta, em 24 quadrados, os momentos mais relevantes da história de Lisboa até à revolução de 25 de Abril de 1974. Marcos como os Descobrimentos, as invasões napoleónicas, o regime de Salazar ou o Terramoto de 1755, são alguns dos momentos que adornam as paredes do túnel.
O terceiro local desta lista sugerida pela Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa é a Bedeteca da Amadora, uma visita obrigatória para todos os amantes de literatura e banda desenhada. Localizada no segundo piso da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, a Bedeteca conta com um espólio de mais de 40 mil publicações e é composta por duas zonas de exposição, a Fanzineteca Geraldes Lino e um laboratório com dois estiradores.
Rumo a Sintra, chegamos ao Museu do Ar que contempla uma coleção de mais de 40 aviões e helicópteros, simuladores, motores, hélices e outros equipamentos aeronáuticos. A exposição apresenta os mais de 100 anos da história da aviação em Portugal, a história da TAP – Transportes Aéreos Portugueses, um acervo da ANA – Aeroportos de Portugal e a história dos pioneiros da aviação. Além das instalações em Sintra, o museu conta também com o Núcleo de Alverca e um Núcleo museológico em Ovar.
Por fim, chegamos à Aldeia Típica José Franco, em Mafra, uma aldeia museu dedicada à cultura artesanal do concelho de Mafra, que conta com réplicas de antigas oficinas e lojas, miniaturas de casas e habitantes, um parque infantil, uma pequena adega e ainda uma padaria.
Foto de abertura: @CM-Mafra_Aldeia-Tipica-Jose-Franco