ERT Alentejo e Ribatejo: Presença na BTL consolidou regiões como “destinos de excelência”

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo avança que a participação na BTL 2025 enquanto “Destino nacional convidado” representou a consolidação do Alentejo e do Ribatejo como destinos de excelência.
Numa edição que registou um total de 82 mil visitantes, o stand do Alentejo e Ribatejo “recebeu uma forte afluência durante os cinco dias da feira, para a qual contribuíram as diversas atividades e a dinamização do espaço através de showcookings, apresentações, degustações e representações culturais”, garante José Santos, presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo.
“Atingimos os objetivos traçados, quer nos dias dos profissionais como do público em geral. Centrámo-nos no reforço da promoção e projeção da imagem dos dois destinos de forma autónoma e fortalecemos a promoção da oferta turística, das empresas e da qualidade dos recursos. A Bolsa de Negócios também foi um sucesso, com várias entidades e empresas a terem oportunidade de apresentar os seus produtos e serviços. O retorno dos municípios e empresários tem sido muito positivo”, acrescenta ainda o mesmo responsável, para quem a BTL 2025 foi também fundamental para o Alentejo fortalecer as relações com o mercado externo, através das reuniões estratégicas com operadores internacionais.
“O trabalho desenvolvido junto dos compradores internacionais foi de extrema relevância. Apresentámos o destino a mais de 200 operadores estrangeiros junto dos quais promovemos a Candidatura do Baixo Alentejo a Cidade Europeia do Vinho 2026 e os Vinhos do Tejo”, conclui José Santos.
De destacar que foi desenvolvida uma campanha promocional através da qual o Alentejo se afirmou como ‘Destino com muitos destinos’ e o Ribatejo como ‘Destino com muito para contar’. Durante a BTL, os dois destinos marcaram presença não só no stand como também em várias outras iniciativas, como o jantar com os compradores internacionais e a inauguração que contou com a atuação do Grupo Dos Rouxinóis do Alentejo (Beja) e do Rancho Folclórico de Vila Nova de Erra (Coruche).