Entrega prevista para 2026: World 3 da MSC Cruzeiros já tem nome
A MSC Cruzeiros e os Chantiers de l’Atlantique assinalaram esta quarta-feira, 10 de abril, dois marcos importantes na construção dos navios da “World Class” na Seatrade Cruise Global, realizada em Miami. O World 3, que deverá ser entregue em 2026, começou a ser construído e já tem nome: MSC World Asia.
O nome segue o formato dos navios de “World Class” que homenageiam os diferentes continentes, simbolizando a natureza global da MSC Cruzeiros e, embora os detalhes de onde o navio irá operar ainda não tenham sido revelados, o MSC World Asia contará com toques de design exclusivos, experiências e características inspiradas neste continente.
Também o navio irmão MSC World America completou mais um marco importante com o float out, realizado no passado domingo, dia 7 de abril, no estaleiro de Saint-Nazaire em França. O navio ultramoderno entra na sua fase final de construção, pronto para ser oficialmente nomeado no dia 9 de abril de 2025 no novo e moderno terminal da MSC Cruzeiros em PortMiami, com uma viagem de celebração para a Ocean Cay MSC Marine Reserve.
A ilha privada das Bahamas é o lar do Programa Super Coral da MSC Foundation e foi designada como “Hope Spot” pela Mission Blue, a organização sem fins lucrativos fundada pela famosa oceanógrafa Sylvia Earle, em reconhecimento dos esforços de conservação na ilha.
“O MSC World America é mais um exemplo da incrível parceria profissional entre nós e os Chantiers de l’Atlantique, com quem concebemos cinco protótipos distintos e inovadores, sendo o mais recente a inovadora plataforma “World Class”. Em cada navio, esforçamo-nos por melhorar e aperfeiçoar não apenas a tecnologia ambiental, mas também os novos recursos que enriquecem a experiência do passageiro, à medida que projetamos a futura experiência de férias. O MSC World Asia continua nesta tradição e com este importante marco no corte do aço temos o prazer de confirmar que ele oferecerá novos recursos ainda mais avançados em termos de tecnologias marítimas e de hospitalidade a bordo preparadas para o futuro, bem como experiências para os passageiros”, sublinha Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises.
Já Laurent Castaing, General Manager dos Chantiers de l’Atlantique afirma estarem “muito orgulhosos por iniciar a construção do MSC World Asia. O terceiro navio da “World Class” contará com tecnologias de ponta, tornando-o um dos navios mais limpos e energeticamente eficientes do mundo. O navio personifica a parceria de longo prazo e o compromisso da MSC Cruzeiros e dos Chantiers de l´Atlantique com o meio ambiente”.
Os navios da “World Class” distinguem-se pela sua silhueta, com 22 decks, com mais de 2.600 camarotes e suítes, oferecendo mais de 40.000 metros quadrados de espaço público e apresentando o maior Yacht Club da MSC Cruzeiros até hoje.
O MSC World Europa e o MSC World America apresentam atualmente uma das pegadas de carbono mais baixas da indústria de cruzeiros, de acordo com o Índice de Design de Eficiência Energética da Organização Marítima Internacional (EEDI) e o MSC World Asia será uma evolução destes navios de alto desempenho com uma pegada de carbono ainda mais reduzida.
O MSC World America e o MSC World Asia, tal como todos os novos navios da MSC Cruzeiros, serão equipados com ligação à rede elétrica em terra, quando disponível, o que reduz as emissões ao permitir que os motores do navio sejam desligados no porto. A tecnologia inteligente é utilizada em todo o navio para garantir que os passageiros possam viajar com conforto, mantendo o baixo consumo de energia e água. Um robusto programa de reciclagem a bordo minimiza o desperdício e até os propulsores foram concebidos para reduzir o ruído e evitar perturbar a vida marinha.
Foto: MSC World America float out (credit Chantiers de l’Atlantique)