Enquanto destino turístico Cuba “está preparada para receber os turistas”, afirma Juan Carlos Morera
Juan Carlos Morera é o responsável da empresa de incoming que em Cuba recebe os turistas enviados pelos operadores do Grupo Ávoris e que acompanhou os agentes de viagens e jornalistas que realizaram a famtrip a Cayo Santa María. O Turisver falou com ele sobre a relação entre Cuba e o mercado português e as opcionais podem ser feitas naquela região cubana, entre outros temas.
O Juan Carlos já leva muitos anos nesta profissão a receber turistas e Cuba?
Sim, eu tenho cerca de 25 anos no setor das viagens, e sobretudo no setor da DMC, recebendo clientes principalmente de tour operadores espanhóis e portugueses, quase desde o início do desenvolvimento do turismo em Cuba.
Os gostos dos portugueses adaptam-se muito bem ao destino Cuba?
Sim, o produto turístico adapta-se perfeitamente ao gosto e às necessidades dos turistas portugueses, sobretudo porque Cuba não é um destino que apenas ofereça sol e praia, antes é um destino que oferece cultura, música, arte, artesanato e sobretudo há várias cidades que são património cultural da humanidade e este conjunto adapta-se perfeitamente às necessidades do mercado português.
Em Portugal há um pouco a ideia de que Varadero, que é o principal destino dos portugueses em Cuba, já está um pouco “velho”, é assim?
Não considero que se trate de um destino velho, prefiro dizer que é um destino maduro, um destino que já é muito conhecido pelo mercado português porque já foram muitos os portugueses que fizeram férias em Varadero. Hoje, temos outros produtos, também muito atrativos, e acho que é hora de o mercado português experimentar outras coisas, outros destinos e produtos.
O destino de Cayo Santa María também se adapta perfeitamente às necessidades do mercado português. Como Varadero é já um destino muito conhecido, e o voo direto da Iberojet é uma boa oportunidade para oferecer ao mercado português outras boas coisas do destino Cuba.
Combinado Cayo de Santa María e a cidade Património Mundial de Trinidad
A Jolidey tem em Portugal um programa que faz um combinado entre o Cayo Santa María e Trinidad, com quatro noites de um lado e três no outro. Na sua opinião este é um combinado perfeito?
Sim, acho que é um programa perfeitamente adaptado às preferências do mercado português porque, como disse anteriormente, o turista português não vem a Cuba apenas pelo sol e praia, também gosta de visitar cidades, de conhecer a cultura do país, de se misturar com a população cubana e no caso deste programa, a proximidade de cidades patrimoniais, como Trinidad, faz um combinado perfeito para este destino.
Podem combinar-se três noites em Trinidad e a partir daí visitar cidades como Cienfuegos ou Santa Clara, e desfrutar da cultura cubana também, porque Trinidad é uma cidade declarada património da humanidade pela Unesco no ano de 1989, que se adapta perfeitamente às preferências do cliente português, e depois terminar o programa em praias excelentes, das melhores do mundo, que são as praias do Cayo Santa María.
Que opcionais recomenda para quem fica uma semana em Cayo Santa María?
Para quem fica no Cayo Santa María há muitas opções, desde logo as excursões para desfrutar de várias praias ou para fazer mergulho e snorkling . Depois, podem visitar-se cidades patrimoniais, como Santa Clara, que está muito ligada à história de Che Guevara, por exemplo, ou Trinidad…
Mas as excursões podem fazer-se num só dia?
Sim, podem fazer-se perfeitamente em um dia, saindo de manhã, incluindo almoço, e voltando no final da tarde. Remedios, Santa Clara, Trinidad e Cienfuegos podem visitar-se em excursões de um dia e diria que são de visita obrigatória para quem está no Cayo.
Vocês comercializam essas opcionais aqui mesmo?
Há duas modalidades. Em princípio, nós fomentamos muito a venda à partida do lugar de origem, ou seja, os clientes podem fazer as reservas através de sua agência de viagem, antes de chegarem aqui. Se o não fizerem, os nossos guias, que dão assistência diária, também podem oferecer estas e outras excursões.
Como é que funciona a assistência que o cliente precisa?
Sim, essa é a nossa missão, o DMC do Grupo Ávoris está disponível para isso, nós damos assistência aos passageiros, desde a sua chegada no aeroporto até à sua saída e temos guias que estão permanentemente nos hotéis, para responderem a qualquer necessidade do passageiro, cuidando para que toda a sua viagem decorra como previsto, seja em termos do conforto nos hotéis ou das excursões que possam fazer, e qualquer outra necessidade que tenham.
“Já trabalho há muitos anos com o mercado português e sinto que, de alguma forma, há uma certa preferência dos cubanos pelos portugueses, e acho que esse é um sentimento mútuo. É por isso que recebemos os portugueses com uma atenção que vem do coração”
O Juan Carlos trabalhou toda a sua vida com vários clientes, espanhóis, italianos, portugueses. Como são os turistas portugueses?
O português é, em grande medida, muito parecido com o cubano, une-nos uma história muito rica e creio que há um sentimento mútuo de amizade. Em Cuba existe um grande carinho pelo mercado português e há uma certa familiaridade que nos une, que é o facto de sermos latinos e essa é uma boa parte da essência do que somos enquanto povos.
Já trabalho há muitos anos com o mercado português e sinto que, de alguma forma, há uma certa preferência dos cubanos pelos portugueses, e acho que esse é um sentimento mútuo. É por isso que recebemos os portugueses com uma atenção que vem do coração.
O que é que pode dizer a um agente de viagens que não esteve em Cuba, para que ele possa garantir ao seu cliente que Cuba se recuperou da Covid-19 e está em uma fase positiva?
Aproveito esta oportunidade para transmitir aos agentes de viagens, que tenham confiança, que vejam para além daquilo que circula nas redes sociais, ou da propaganda negativa que possa existir nos dias de hoje.
Cuba, enquanto destino turístico, não somente Varadero ou Havana, mas Cayo Santa María, está preparada para receber os turistas. Penso que superámos essa fase da Covid-19 que foi tão negativa para o mundo inteiro, que nos afetou muito, mas acho que estamos já numa fase em que estamos perfeitamente preparados para voltar a receber os turistas.
Prova disso é que ao dia de hoje já vamos receber o quarto voo de Cayo Santa María e não temos mais do que o agradecimento dos passageiros, que ao saírem dos hotéis dão um abraço aos funcionários. Isso mostra que estão a fazer as coisas bem feitas, que estamos a receber bem.
O Turisver viajou para Cayo Santa María a convite do Grupo Ávoris