Em 2023 “superámos largamente o melhor ano de sempre da Bestravel” afirmou Carlos Baptista
Em conferência de imprensa à margem da 19ª Convenção Bestravel realizada em Lagos sob o tema “Transformação – Customer Centric”, Carlos Baptista, administrador da Gecontur, realçou os bons resultados obtidos pela rede em 2023 que, segundo afirmou, foram os melhores de sempre, validando, por isso, a estratégia de negócio implementada.
O ano de 2023 terminou para a Bestravel com um crescimento de 20% em relação a 2022, valor que representou um aumento de 17% face ao ano de 2019, o que guindou 2023 a melhor ano de sempre para a rede.
“O ano passado, já tínhamos atingido praticamente a paridade de produção em relação a 2019, ficámos 2% ou 3% abaixo de 2019, e este ano superámos largamente aquele que tinha sido o melhor ano de sempre da Bestravel”, afirmou, sublinhando que estes resultados foram conseguidos com um número menor de agências: “Em 2019 tínhamos 54 pontos de venda, e este ano alcançámos esses resultados com 44 pontos de venda”, o que “ainda valida mais aquilo que é o modelo e o crescimento que tivemos”.
O administrador da Gecontur, master franchise da Bestravel, explicou que estes 17% representam o crescimento de rede mas se os franchisados forem olhados individualmente “tivemos um crescimento exponencial, fazendo com que o negócio dos franchisados seja rentável”.
A propósito, adiantou que o valor médio de vendas por agência foi “muito simpático”, com um crescimento acima dos 30% em média por agência em relação a 2019. Revelou ainda que metade da rede teve uma produção superior a um milhão de euros. Dessas 22 agências, 13 obtiveram uma produção de dois milhões e entre estas houve duas que alcançaram uma produção de três milhões de euros, havendo outras que ficam próximas deste valor.
“Tivemos um crescimento do valor médio de agências muito significativo e isso faz com que haja uma sustentabilidade do negócio no todo da rede, o que nos satisfaz muito, é uma valorização clara daquilo que é o nosso modelo”, sublinhou.
Ainda sobre 2023, o administrador da Gecontur revelou, sem referir valores, que “foi um ano muito rentável”, destacando que “estamos muito satisfeitos com aquilo que atingimos, não só do ponto de vista das vendas como do ponto de vista da rentabilidade e isso é o que valida o modelo porque nós vivemos de rentabilidade, não vivemos de vendas”.
Para 2024, até à data as vendas apresentam um “crescimento de 21%” face ao mesmo período do ano passado “o que é muito relevante” avançou Carlos Baptista, referindo que, embora se deva ter em conta que os preços dos operadores tenham um aumento estimado em 7% ou 8% há uma parte muito significativa dos 21% que é crescimento efetivo.
“No pós-pandemia, tomámos uma decisão estratégica que foi investir na atividade porque tínhamos que sair fortes e estamos muito satisfeitos com o objetivo que atingimos” mas do ponto de vista financeiro “o master franshise perdeu dinheiro nestes dois anos”. Agora “estamos a atingir um ponto de maturação” e “esperamos que a partir do próximo ano as coisas fiquem equilibradas”
Já no que se refere ao master franchise, Carlos Baptista revelou que a estimativa é que seja alcançado o equilíbrio financeiro no próximo ano, tendo admitido que nos últimos anos a Gecontur “perdeu dinheiro”.
“No pós-pandemia, tomámos uma decisão estratégica que foi investir na atividade porque tínhamos que sair fortes e estamos muito satisfeitos com o objetivo que atingimos” mas do ponto de vista financeiro “o master franshise perdeu dinheiro nestes dois anos”. Agora “estamos a atingir um ponto de maturação” e “esperamos que a partir do próximo ano as coisas fiquem equilibradas”.
Com 44 agências à data da sua 19ª Convenção, a rede Bestravel vai contar em 2024 co mais quatro agências. Uma delas já está a funcionar, abriu no passado dia 10 de novembro de 2023 em Belas, Sintra, enquanto outra será inaugurada já esta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, em Vila Real, pelo franchisado que já detém a Bestravel Lousada, Miguel Pereira, que o ano passado tinha já anunciado ao Turisver que iria abrir uma nova agência (ler aqui).
Até ao final do ano, irão também abrir mais duas novas agências Bestravel, uma em Lisboa, concretamente no Lumiar, e outra na ilha açoriana da Graciosa, sendo que neste caso irá tratar-se de “uma reconversão”, informou ainda Carlos Baptista.