Em 2023 serão mais de 48 milhões os cruzeiristas na Europa
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2022/06/NAvios-Porto-de-Genova.jpg)
Os portos europeus deverão receber, já no próximo ano, mais de 48 milhões de cruzeiristas. Ainda assim, este número fica abaixo do registado em 2019. Os dados foram avançados esta terça feira pela Cruise Lines International Association (CLIA).
O estudo da CLIA revela que os portos europeus venham a receber um total de 48,6 milhões de passageiros de cruzeiros já no próximo ano, um número que suplantará em 26% os 38,6 milhões de cruzeiristas que deverão ser movimentados nos portos europeus este ano. No entanto, não se trata ainda da recuperação total da indústria de cruzeiros face aos indicadores de 2019, ano em que os portos da Europa movimentaram 53,2 milhões de cruzeiristas.
De acordo com um estudo publicado esta terça-feira pela CLIA, em 2023 os navios de cruzeiro vão transportar 48,6 milhões de passageiros, ligeiramente abaixo dos registados pelos portos europeus em 2019.
Sem novidade, os portos italianos serão aqueles que movimentarão mais passageiros de cruzeiros no próximo ano, devendo chegar aos 12,7 milhões. Em segundo lugar ficarão os portos espanhóis, com 9,4 milhões de passageiros de cruzeiros, em terceiro a Grécia com 5,3 milhões de cruzeiristas, com os restantes dois lugares do top5 a serem ocupados pelos portos franceses (3,7 milhões) e noruegueses (3,6 milhões).
De referir que a soma do número de cruzeiristas nos portos destes de Itália e de Espanha deverá alcançar os 45,5% do total dos 48,6 milhões de passageiros de cruzeiros que transitarão pelos portos europeus.