Elysian, KLM e Transavia unem forças para o futuro da aviação elétrica

Em comunicado, as três entidades explicam que a colaboração entre as várias partes tem por objetivo acelerar o desenvolvimento e a implementação da aviação de emissões zero.
A Elysian Aircraft, a KLM e a Transavia lançaram uma iniciativa de partilha de conhecimento para acelerar o desenvolvimento da aviação propulsada por baterias eléctricas.
A Elysian está a desenvolver o E9X, o primeiro avião impulsionado a bateria elétrica, concebido para transportar 90 passageiros e com uma autonomia de cerca de 800 quilómetros. Esta tecnologia promete um transporte mais limpo e eficiente, particularmente para voos curtos.
“É revelador ver que, em muitos casos, podemos operar de forma mais sustentável e a um custo mais baixo do que os comboios, e que rotas movimentadas como Amesterdão-Londres são altamente viáveis para os voos elétricos”, afirmou Daniel Rosen Jacobson, co-CEO da Elysian.
Os workshops reúnem especialistas de uma vasta gama de disciplinas, desde designers de aviões a engenheiros de manutenção, de planificadores de redes a gestores de receitas. Em conjunto, abordam os principais desafios para maximizar o potencial da aviação elétrica. As companhias aéreas contribuem com insights operacionais e comerciais vitais que irão moldar o design, o desenvolvimento e a implementação no mercado da aeronave elétrica.
“A eletrificação representa uma direção promissora na qual acreditamos firmemente. Através desta colaboração, podemos dar passos concretos rumo ao transporte aéreo sustentável, mantendo o nosso foco na viabilidade comercial e operacional. A ligação das inovações técnicas com a experiência do cliente, a rede e os custos representa um desafio, mas estamos totalmente empenhados neste esforço”, comentou Oliver Newton, Líder de Sustentabilidade e Inovação da Transavia.
A KLM reconhece que voar com emissões zero não acontecerá de um dia para o outro. Juntamente com parceiros da indústria, a companhia está a explorar o potencial da propulsão elétrica, a hidrogénio e híbrida.
“Ao adquirir um conhecimento mais profundo do projeto e das operações da aeronave, podemos contribuir com a nossa expertise para moldar o produto final. Além disso, esta colaboração permite-nos vislumbrar como o nosso setor pode evoluir”, adiantou Jolanda Stevens, gestora do Programa de Aviação com Emissões Zero da KLM.
Nos próximos meses, os parceiros vão continuar a trabalhar em casos de uso concreto, análise de rotas e propostas para os passageiros. “Não procuramos apenas voos com emissões zero — queremos também redefinir a experiência do passageiro no século XXI”, afirma Daniel Rosen Jacobson, da Elysian.
Esta parceria estratégica marca um passo importante rumo a um futuro mais sustentável para a indústria da aviação, com a inovação e a colaboração a caminharem lado a lado.