Eleições para a ERT do Alentejo e Ribatejo têm lista candidata com “ambição” para “construir o futuro”

Liderada por José Manuel Santos, a candidatura às eleições para os órgãos da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo “Nova Ambição – Construir o Futuro” apresentou-se esta quinta feira em Lisboa à imprensa do trade.
Como o Turisver oportunamente noticiou, esta é uma candidatura que foi pré-anunciada pelo próprio José Manuel Santos, que desde 2008 é secretário-geral da ERT do Alentejo e Ribatejo, corria ainda o mês de Janeiro e publicamente apresentada em Beja e em Santarém, em inícios de abril.
Na apresentação do projeto “Nova Ambição” realizada na Casa do Alentejo, em Lisboa, José Santos deu conta daqueles que considera serem os grandes objetivos e linhas estratégicas que estão na base da candidatura que pretende dirigir os destinos da ERT do Alentejo e Ribatejo ao longo dos próximos cinco anos.
A candidatura junta “um grupo abrangente e eclético de pessoas com ligação ao mundo do turismo” que vão desde a operação turística à hotelaria, passando pela distribuição, restauração, às autarquias e administração pública, entre outros sectores, conforme sublinhou José Santos, que nesta apresentação se fez acompanhar por alguns dos membros da lista que lidera.
A “Nova Ambição”, que irá a votos provavelmente em julho, embora apresente “algumas linhas de continuidade daquilo que tem sido o trajeto e o trabalho da Entidade Regional de Turismo” pretende ser também um projeto de mudança, tanto em termos geracionais como de atitude que possa “capitalizar a experiência e o conhecimento que temos sobre o setor do turismo e sobre o território”. Trata-se, acima de tudo, afirmou, de “um projeto refrescante, novo, diferente” que permitirá olhar “de uma forma diferente e mais cúmplice com a operação turística e com o trade nacional” para desafios como o da promoção no mercado interno e da organização do produto.

O que a candidatura também pretende é “estabelecer uma relação mais direta com a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo”. Isto porque, defendeu, o facto de estas duas organizações coexistirem no destino tendo missões diferentes deve levar a que comuniquem e trabalhem “quase como se fossem dois departamentos diferentes dentro de uma mesma organização”.
Sobre a lista que lidera (ver abaixo), José Santos fez questão de sublinhar tratar-se de “uma equipa do turismo, uma equipa independente” que “não depende de nenhum centro de interesse político ou económico” que integra “pessoas de várias sensibilidades dentro da própria indústria do turismo”, unidas num objetivo comum.
Ambição, clarificação, influência, proximidade, segmentação e responsabilização são os seis princípios orientadores
Ambição, clarificação, influência, proximidade, segmentação e responsabilização são os seis princípios orientadores pelos quais se rege a candidatura que pretende impulsionar o desenvolvimento global do Turismo do Alentejo e Ribatejo.
“Queremos que a ERT do Alentejo e Ribatejo volte a liderar a Agenda do turismo nacional como já liderou no passado”, afirmou o candidato que defendeu a existência de um consenso alargado, envolvendo agentes públicos e privados e a autonomização estratégica do território da ERT através da adoção de uma planificação de marca diferenciada.
Influenciar as decisões, nas instâncias nacionais e regionais no sentido de condicionar as decisões em campos como o ordenamento do território, ambiente, inovação conhecimento, fundos europeus, entre outros, salvaguardando os interesses do setor; estabelecer uma nova governance que permita otimizar esforços e recursos em torno da organização da oferta e da promoção, com esta última a enquadrar-se numa estratégia de marketing do destino; valorizar segmentos diferenciados da oferta e polos prioritários de competitividade turística e promover um modelo organizado, transparente e abrangente de monitorização, são algumas das metas que se integram nos princípios orientadores da candidatura.
Lista candidata:
Na apresentação feita em Lisboa, José Manuel Santos enumerou as pessoas que integram a lista que lidera.
Assim, a lista para a Assembleia Geral é liderada pelo presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha e integra José Pedro Calheiros (diretor-geral da SAL, empresa de animação turística).
O Conselho de Marketing será presidido pelo Grupo Pestana, representado por Nuno Pina e integra Rita Soares (Herdade da Malhadinha Nova), Jorge Rosado (Marvão Sustentável), Mónica Mcgill (Associação Casas Brancas), João Madeira (Tróia Resort), Luísa Rebelo (Torre de Palma Wine Hotel) e João Raposo (EmViagem).
A Comissão Executiva, liderada por José Manuel Santos, deverá ter como vice-presidente Nuno Beato (ERT Alentejo e Ribatejo) e integra Conceição Grilo (EHT de Portalegre), Pedro Ribeiro (presidente da Câmara de Almeirim), Carlos Moura (presidente da AHRESP), Rui Raposo (presidente da Câmara da Vidigueira), Porfírio Perdigão (Grupo Vila Galé), Jaime Serra (Universidade de Évora), Isabel Vinagre (Companhia das Lezírias) e José Bizarro (APAVT).