Eduardo Jesus realça crescimento do Aeroporto da Madeira face a 2019

No acumulado dos oito primeiros meses do ano, o Aeroporto da Madeira foi o único do país a evidenciar crescimento face a 2019. O secretário Regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, realça que este crescimento resulta de ações promocionais com operadores nacionais e internacionais.
O Aeroporto Internacional da Madeira foi o único no país a registar crescimento no movimento de passageiros no acumulado dos primeiros oito meses do ano. No total, de Janeiro a agosto, a infraestrutura aeroportuária madeirense processou 2,5 milhões de passageiros, número que evidenciou um aumento de +14,5% face ao mesmo período de 2019, o ano anterior à pandemia.
Este aumento acontece quando todos os aeroportos do país estão ainda abaixo do números de 2019, sendo que no caso de Lisboa e Faro a queda atinge mesmo os dois dígitos (-13,6%, -11,4%, respetivamente).
Tomando o mês de agosto de forma isolada, o Aeroporto da Madeira foi também o que maior aumento evidenciou ao nível dos passageiros movimentados: cerca de 421 mil passageiros, +32,2% do que no mês homólogo de 2019, enquanto no continente os aeroportos de Lisboa e Faro continuaram a evidenciar quebras face àquele ano.
No movimento de aeronaves, a Madeira voltou a liderar o aumento percentual em todo o território nacional no acumulado dos primeiros meses já que as cerca de 18,7 mil operações de aterragens e de descolagens se cifraram em +11,7% do que os mesmos meses de 2019. No que se refere a agosto, a Madeira registou 2,9 mil movimentos de aviões, +26,3% do que no mesmo mês de 2019.
Comentando estes resultados, que considera muito positivos, o secretário Regional de Turismo e Cultura sublinha que eles resultam do “trabalho desenvolvido, continuamente, pelo Governo Regional da Madeira e pela Associação de Promoção da Madeira para que este crescimento aconteça de forma sustentada, com a recuperação de operações e na concretização de novas rotas”.
Eduardo Jesus realça igualmente que estes aumentos registados em agosto, assim como nos meses anteriores, que se destacam no todo nacional, resultam das ações promocionais com os operadores e com os mercados nacionais e internacionais para que a notoriedade do destino seja ampliada e igualmente da entrada na Região, este ano, da ‘Ryanair’, com 10 rotas nacionais e internacionais, cinco das quais foram novas, que refere traduzirem uma aposta do GRM e que contou com apoio do Turismo de Portugal e da ANA.