Edite Louro assume Direção de Sustentabilidade da Portugal Duty Free

Edite Louro acaba de assumir a Direção de Sustentabilidade da Portugal Duty Free, empresa especializada na exploração e gestão de lojas nos aeroportos nacionais. Desde 2023 a liderar a área de logística da empresa, conta com 31 anos de experiência em operações de logística e inovação em vários setores .
Agora, acumula o desafio de impulsionar a estratégia de sustentabilidade da marca, promovendo práticas responsáveis e alinhadas com os desafios ambientais e sociais do setor do travel retail.
Com formação executiva em Sustentabilidade pelo ISEG – Lisbon School of Economics and Management, Edite Louro tem vindo a contribuir para a evolução estratégica da Portugal Duty Free, nomeadamente na cadeia de abastecimento sustentável — um trabalho recentemente distinguido pela CHEP Europe, empresa que gere a maior plataforma de paletes reutilizáveis, com um certificado de Sustentabilidade por promover e incorporar um modelo de economia circular com impacto ambiental positivo no setor.
Como resultado da eficiência operacional alcançada, nos últimos 12 meses foi possível preservar os recursos naturais (abate de árvores), diminuir as reduções de CO2 em 8.086 Kg e a redução de resíduos em 215 Kg.
Edite Louro diz ser “com enorme sentido de responsabilidade” que assume “este desafio na Portugal Duty Free. A sustentabilidade é hoje uma exigência inegociável no setor do travel retail — não apenas em termos ambientais, mas também sociais e de governação. O que me motiva é precisamente esta visão integrada e transformadora. O nosso compromisso passa por implementar práticas sustentáveis em toda a cadeia de valor, desde a operação logística até à experiência do cliente nas lojas. Receber o reconhecimento com o Chep Award é um sinal de que estamos no caminho certo, mas é também um incentivo para continuar a fazer mais e melhor”.
Do percurso de Edite Louro faz parte a passagem por empresas como a Royal Canin, a FCC Logística, a ID Logistics, a STEF, a Volkswagen Group Services, a Luís Simões e atualmente a Portugal Duty Free, onde tem liderado projetos nas áreas de inovação, sustentabilidade, mobilidade e eficiência operacional.