Edição de 2024 da Web Summit teve impacto “tímido” na hotelaria de Lisboa
A conclusão é de um inquérito efetuado pela Associação da Hotelaria de Portugal. Na apresentação dos resultados, esta segunda-feira, a vice-presidente executiva da AHP destacou que, face a edições anteriores, a Web Summit 2024 teve um impacto “tímido” na hotelaria de Lisboa.
Para este inquérito, realizado nos dias imediatamente posteriores à realização da Web Summit, concretamente entre 15 e 30 de novembro, a AHP ouviu associados dos 57 empreendimentos que tinham respondido ao estudo de 2023 e os resultados, segundo apontou Cristina Siza Vieira, não trouxeram grandes surpresas nem sequem refletiram um grande impacto do evento na hotelaria.
Concretamente, nos dias do evento, a taxa de ocupação registou uma subida de apenas 1%, de 87% para 88% – uma “subida muito tímida”, enfatizou a vice-presidente executiva da AHP. Já o preço médio por quarto subiu 4%, de 212€ para 221€.
O inquérito concluiu, também que em 2024, 76% dos hóspedes eram participantes da Web Summit, uma descida de 12 p.p. face a 2023, quando o valor foi de 88%.
Ainda assim, 60% dos hoteleiros inquiridos consideraram que a semana da Web Summit apresentou uma performance superior à da semana anterior, enquanto 40% indicou uma performance idêntica à semana anterior ao evento.
De acordo com a análise feita pela AHP, o crescimento do ARR, na semana da Web Summit, acompanhou o crescimento deste indicador no período de janeiro a outubro de 2024 (mais 7%, em média). Já quanto à TO, que no mesmo período caiu 1 p.p., o tímido crescimento deste indicador nesta semana é ainda assim positivo.
Comparando com as edições anteriores, em 2022 na semana da WebSummit, os inquiridos indicaram um aumento de 18 p.p. da taxa de ocupação, face ao mês completo de novembro desse ano. Já o ARR da semana apresentou uma diferença de mais 51% face ao mês. Na edição do ano passado, “a diferença semana vs mês foi de mais 13 p.p. na TO, enquanto o ARR registou uma diferença de mais 58%”.