Edição de 2023 do Programa FIT 2.0 dotada de 1,3M€
Star-ups e soluções inovadoras no turismo podem candidatar-se até 10 de março, à edição de 2023 do Programa FIT 2.0 – Fostering Innovation in Tourism. Dotada de 1,3 milhões de euros esta nova edição visa apoiar 250 startups.
O Governo lançou sexta feira, 13 de janeiro, através do Turismo de Portugal, uma nova edição do Programa FIT 2.0 – Fostering Innovation in Tourism, uma iniciativa com um investimento público na ordem dos 1,3 milhões de euros que “visa apoiar 250 startups na criação e desenvolvimento de novos negócios no setor do turismo, com base em ideias inovadoras e disruptivas”, lê-se numa nota do Ministério da Economia.
A edição de 2023 do FIT 2.0 prevê o lançamento de um concurso nacional de ideação e programa de pré-aceleração, capazes de mobilizar o ecossistema do turismo e as entidades do sistema científico e tecnológico para a geração de novas soluções em todo o país, com especial enfoque em territórios de baixa densidade.
Em paralelo vão ser lançados os regulamentos para programas de aceleração e de inovação aberta, tendo em vista a promoção do desenvolvimento de “soluções alinhadas com as necessidades do setor e o seu teste em contexto empresarial”.
Citado na nota do Ministério da Economia, o secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, considerou que “crescer na inovação é um imperativo do turismo do futuro”. Por isso, afirma, “temos de fazer mais e melhor para qualificar os nossos produtos e destinos”. O governante defendeu ainda que a edição de 2023 do FIT, lançada a 13 de Janeiro, que beneficia de apoios a fundo perdido, “é um importante estímulo para a inovação no turismo”.
Toda a informação sobre o Programa FIT 2.0 pode ser consultada aqui.