ECTAA lança manifesto para “desbloquear todo o potencial dos consultores de viagens da Europa”
Num momento em que já são conhecidos os novos membros do Parlamento Europeu, a ECTAA lança um manifesto em que “apela à UE para tomar iniciativas estratégicas e fornecer suporte regulatório para aumentar a resiliência do setor, promover a inovação e garantir a sustentabilidade”.
O documento publicado pela organização europeia que reúne agentes de viagens e operadores turísticos, destaca a necessidade de uma “forte proteção ao consumidor e de transparência na distribuição, para garantir que os viajantes beneficiem de opções de viagens claras, justas e seguras”.
Além disso, o documento define um caminho claro para que os legisladores e as partes interessadas da indústria colaborem de forma efectiva, no sentido de garantirem um futuro próspero para a indústria de viagens da Europa.
Para a ECTAA, a prioridade para os próximos anos reside na revisão da Diretiva de Viagens Organizadas. “A Diretiva atual já garante um alto nível de proteção ao consumidor para pacotes de férias em termos de informações ao cliente, proteção contra insolvência e assistência quando algo dá errado”, afirma a organização, defendendo que “qualquer novo texto deve ter como objetivo manter a proteção ao consumidor sem impor encargos desnecessários aos operadores turísticos ou disposições confusas”.
No entanto, a ECTAA tem preocupações sobre a garantia da escolha do consumidor e transparência nas opções de viagem no futuro. “Os consultores de viagens precisam de acesso garantido a conteúdo de viagem abrangente em termos justos, razoáveis e não discriminatórios”, sublinha a organização, que considera também “importante garantir direitos efetivos aos passageiros para transporte unimodal e multimodal que incluam regras viáveis de reembolso de passagens e proteção de dados dos passageiros”.
Além disso defende que é “de extrema importância” rever o regime especial de IVA para agentes de viagens para atualizar as regras, abordar distorções de concorrência e garantir aplicação uniforme em toda a Europa.
“Hoje, a Europa abriga mais de 80.000 consultores de viagens que passaram por uma transformação notável nos últimos anos. Eles evoluíram de simples intermediários para guias especialistas em um sistema de viagens complexo. À medida que olhamos para o futuro, esses consultores desempenharão um papel cada vez mais crítico, respondendo à crescente demanda por alternativas personalizadas e sustentáveis às ofertas de turismo convencionais. Apoiar a transição verde do turismo é essencial, com a ECTAA defendendo financiamento dedicado para ajudar as empresas a investir em práticas sustentáveis”, disse o presidente da ECTAA Frank Oostdam.