École Nationale Supérieure de Pâtisserie abre nova extensão em França

A École Nationale Supérieure de Pâtisserie (ENSP), referência mundial nas artes da pastelaria e gelataria, situada em Yssingeaux, no Haute-Loire, em França, acaba de abrir a sua nova extensão, beneficiando agora de mais 2.300 m2, incluindo novos laboratórios e alojamentos para estudantes.
Estas novas instalações permitem que a ENSP ofereça aos seus alunos um espaço de aprendizagem único de 7.000 m2, com 17 formadores de chef’s pasteleiros e 25 professores universitários, formando mais de 1.500 alunos de mais de 60 nacionalidades diferentes ao longo do ano.
Fundada em 1984 e adquirida em 2007 por Alain Ducasse e Yves Thuriès, a ENSP afirmou-se, ao longo dos últimos 40 anos, como a escola de excelência no mundo da doçaria para a formação em pastelaria, chocolataria, confeitaria, gelataria e padaria.
O vasto leque de programas responde a todas as necessidades de formação neste domínio: desde cursos pós-bacharelato, como o Diplôme Supérieur des Arts Pâtissiers de três anos, a programas de reciclagem, como o CAP Pâtissier de oito meses, o programa French pastry Arts Essentials de dois meses e o French pastry Arts Diploma de um ano.
Para além destes programas, são organizados no local 68 cursos de formação profissional com duração de dois a três dias, ministrados pelos Meilleurs Ouvriers de France (melhores artesãos), Campeões do Mundo e especialistas de renome. Os grandes nomes da pastelaria francesa e internacional foram formados aqui e regressam para aperfeiçoar as suas técnicas. Foi esta procura crescente de formação em pastelaria que motivou o projeto de expansão.
Com três novas salas de aula e quatro novos laboratórios, bem como a criação de 36 apartamentos para os estudantes, esta extensão da ENSP permitirá à École Ducasse, – que faz parte da Sommet Education, líder mundial na formação em hotelaria, onde se inclui a Les Roches – acolher um maior número de estudantes franceses e internacionais e responder à procura crescente de formação nos setores da pastelaria, padaria, chocolate, confeitaria e gelados.
Elise Masurel, diretora-geral da École Ducasse, congratula-se com este novo e importante desenvolvimento da rede École Ducasse: “Estamos muito orgulhosos com o resultado deste projeto, que nos permite implantar ainda mais a excelência das nossas escolas em França, paralelamente ao nosso desenvolvimento internacional”.
Para Luc Debove, director and executive chef of the ENSP, World Ice Cream Champion e Meilleur Ouvrier de France Glacier, galardoado com a Ordre National du Mérite Agricole, e líder deste projeto, “esta extensão é o culminar de um grande projeto coletivo apoiado por Laurent Wauquiez, presidente da Região, Isabelle Valentin, deputada do Haute-Loire e Pierre Liogier, o nosso presidente da Câmara de Yssingeaux. Não é apenas a ENSP que se está a tornar na maior escola do mundo dedicada à arte doce, mas Yssingeaux e toda a região que se estão a tornar num polo estratégico da pastelaria mundial”.