EasyJet voa com programa Iris para se tornar mais sustentável
A easyJet subiu aos céus como a primeira companhia aérea parceira do programa Iris, uma iniciativa liderada pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela empresa global de comunicações Viasat, que está a utilizar a última geração de tecnologia de satélite para ajudar a modernizar o tráfego aéreo.
Através da utilização do Iris, a easyJet será capaz de operar as suas aeronaves da forma mais eficiente possível, obtendo melhorias no consumo de combustível e reduções de emissões. De forma mais ampla, o programa será um componente-chave para ajudar a modernizar o espaço aéreo em toda a indústria.
O prestador de serviços Iris certificado pela EASA e ESSP, envolveu 15 principais prestadores de serviços de navegação aérea (ANSPs) no apoio aos primeiros voos comerciais realizados em toda a Europa, este ano – com a participação de até 11 aeronaves easyJet Airbus A320neo. Esta iniciativa é a primeira na Europa a pôr em prática a iniciativa Céus Únicos Europeus.
Em 2022, a easyJet anunciou a sua meta provisória de redução de carbono com base científica – melhoria de 35% na intensidade das emissões de carbono até ao ano fiscal de 2035, com base no ano fiscal de 2019. Isto surgiu como parte do compromisso da companhia aérea de atingir emissões líquidas zero de carbono até 2050.
O Iris representa uma importante evolução tecnológica, proporcionando comunicações via satélite mais rápidas e confiáveis entre a aeronave e o solo. Isto ajudará os controladores de tráfego aéreo e os pilotos a alcançarem maior eficiência operacional, calculando as rotas mais curtas disponíveis, navegando em altitudes ideais e utilizando trajetórias contínuas de subida e descida.
Alimentado pela premiada plataforma de conectividade SwiftBroadband-Safety (SB-S) da Viasat, o Iris abre caminho para comunicações de link de dados multilink – uma pedra angular para a implementação de novas funcionalidades ATM.
Oferecido como uma capacidade totalmente desenvolvida e certificada pela Airbus nas aeronaves das séries A320 e A330, o Iris compartilha trajetória e informações operacionais baseadas em intenções, permitindo que as companhias aéreas evitem padrões de espera, calculem as rotas mais curtas disponíveis e altitudes ideais e se beneficiem de subidas e descidas contínuas.
Segundo Hugh McConnelogue, diretor de Operações e Navegação da easyJet, “o uso mais eficiente do espaço aéreo é uma forma crítica de combatermos as emissões da indústria neste momento. A adoção da tecnologia Iris nestas aeronaves permitirá à easyJet voar de forma mais direta e eficiente, reduzindo assim as emissões de carbono, bem como melhorando o nosso desempenho pontual – o que, por sua vez, melhora a experiência dos nossos clientes”.
Já Charlotte Neyret, CEO da ESSP, sublinha que “estes primeiros voos comerciais estão a trazer à realidade uma década de visão e investimento nesta nova solução de comunicação de datalink para alcançar uma aviação mais segura e ecológica”.