easyJet abre candidaturas para Programa de Formação de Pilotos
A companhia aérea low cost easyJet acaba de reabrir as candidaturas ao programa “Geração easyJet” para formação de pilotos, onde vai admitir aproximadamente 200 aspirantes a pilotos em 2023.
O programa de formação para pilotos “Geração easyJet” é realizado em parceria com a CAE e oferece aos aspirantes a pilotos treino de mais alto nível para se tornarem pilotos de linha comercial qualificados em cerca de dois anos. A formação de solo é dada nas academias de aviação europeias da CAE em Oxford (Inglaterra), Milão (Itália), Bruxelas (Bélgica) ou Madrid (Espanha), enquanto o treino de voo é feito na CAE Phoenix nos EUA.
Para se candidatarem ao programa de formação de pilotos “Geração easyJet”, os aspirantes a piloto devem ter pelo menos 18 anos à data do início dos treinos.
Após concluírem com sucesso o programa, cujo início está marcado para o mês de dezembro e o término em 2026, os novos pilotos podem iniciar as suas carreiras, voando como segundo oficial na easyJet.
Nos próximos cinco anos deverão juntar-se à easyjet, cerca de 1.000 novos pilotos, com a companhia a continuar a incentivar a integração de pessoas de diversas origens, com foco em tornar a carreira de piloto mais atrativa para mulheres, como parte de seu compromisso em continuar a criar uma cultura inclusiva para todos.
“Mulheres na Aviação”
Com as mulheres a representarem apenas cerca de 6% dos pilotos de todo o mundo, a easyJet tem focado a sua ação em enfrentar esse desequilíbrio de género em toda a indústria e comprometeu-se a apoiar o CAE “Mulheres na Aviação”, proporcionando a uma candidata europeia o acesso à sua primeira oportunidade de emprego. A CAE vai financiar e oferecer o treino para piloto, numa das suas academias de aviação, ao candidato mais bem-sucedido. A vencedora torna-se ainda embaixadora do CAE “Mulheres na Aviação” para incentivar mais meninas e mulheres a considerarem uma carreira na aviação.
Nick Leontidis, presidente do grupo de Aviação Civil da CAE diz estarem “ansiosos para treinar a próxima geração de pilotos da easyJet nas instalações europeias da CAE ainda este ano”, acrescentando que o “programa de formação de pilotos ‘Geração easyJet’ oferece uma oportunidade única para os aspirantes a pilotos realizarem o seu sonho de uma carreira na cabine de comando”, sem esquecer “ o especial orgulho da nossa parceria com a easyJet, CAE ‘Mulheres na Aviação’, que está a incentivar mais mulheres a alcançar o céu e a tornarem-se piloto de aviação”.
Juntamente com campanhas de recrutamento e trabalhando com parceiros de formação para atrair mais mulheres e pessoas de diversas origens para a carreira, nos últimos sete anos o programa da easyJet “Visita de um piloto à escola” levou centenas de pilotos a escolas de todo o país, com o objetivo de desafiar os estereótipos sobre o trabalho e mostrar que é uma carreira para todos.
Mais recentemente, a companhia aérea anunciou uma parceria com a Fantasy Wings, uma organização juvenil líder em diversidade na aviação, para oferecer a mulheres e jovens negros, asiáticos e de etnia minoritária a oportunidade de iniciar uma carreira na indústria, através do programa de desenvolvimento da carreira de aviação da Fantasy Wings. A easyJet está a patrocinar 50 vagas para estudantes de escolas de todo o Reino Unido aderirem ao programa.