DRV confiante: Mercado emissor alemão vai crescer em 2024
Para 2024, as estimativas da Associação Alemã de Viagens (DRV) são positivas, prevendo um crescimento do mercado emissor alemão, que deverá ser “particularmente elevado” no longo curso. No médio curso, Turquia e Grécia serão os destinos preferidos.
A indústria das viagens olha com confiança para o ano de 2024, existindo já “sinais de uma elevada procura de férias, especialmente para os próximos meses de verão”, sublinha a DRV numa nota de imprensa emitida na quarta-feira, 3 de Janeiro.
Esperando um crescimento moderado de 4% nas vendas no segmento de férias e viagens privadas com pelo menos uma noite de estada, comparativamente ao ano passado, a DRV perspetiva que os turistas alemães gastem um total de 78 mil milhões de euros em serviços de viagens reservados antes do início das férias – tanto em pacotes turísticos de operadores como em férias personalizadas.
“As viagens de longa distância, em particular, experimentarão um aumento notável”, espera o presidente da DRV, Norbert Fiebig, que diz também esperar um aumento no número de turistas a viajar e, consequentemente, nas vendas.
De acordo com especialistas do setor, no médio curso, Turquia e Grécia continuarão a ser um dos motores de crescimento do mercado de viagens alemão durante todo o ano.
“A Turquia já é um dos destinos de viagem com maior procura por parte dos turistas alemães quando se trata de pacotes de férias para 2024”, disse o presidente da DRV.
No longo curso, que deverá apresentar um amento de 11% no número de viajantes e de 18% no volume de vendas no semestre de viagens de verão, pontificam destinos como os EUA, Austrália, Tailândia ou Indonésia. No entanto, segundo o presidente da DRV, os resultados ao nível do longo curso podem ainda ser influenciados por fatores económicos e pela incerteza associada entre os consumidores.
Maioria da população não desistirá de viajar
Para o conjunto do ano, a DRV espera “uma ligeira diminuição do número de viajantes, apesar do aumento das vendas”, o que já aconteceu em 2023, quando se assistiu a uma diminuição do número de consumidores que viajaram com operadores turísticos.
Contudo, os especialistas têm certeza de que a maioria da população não desistirá de viajar, tendo até em conta que as “reservas para o próximo verão já são significativamente superiores aos valores do ano passado e do ano pré-pandemia de 2019”. Em geral, segundo o estudo, os alemães estão a reservar as suas férias de verão com muita antecedência, aproveitando as ofertas dos operadores turísticos.
Aquilo que, segundo a DRV, poderá fazer diminuir o número de viajantes no corrente ano tem a ver com os aumentos gerais dos preços, especialmente dos combustíveis, do aquecimento e dos alimentos, que estão a sobrecarregar os orçamentos de muitos agregados familiares.
Em geral, os especialistas acreditam que as pessoas estão a viajar menos no geral ou a poupar na duração da estadia. Os dados de reservas sugerem que as viagens de férias e lazer serão reduzidas de forma mais significativa na atual temporada de inverno, sendo no entanto esperada uma elevada procura para o verão.