Documentário “Rota de Megalitismo” da CIM Viseu Dão Lafões vence festival internacional
O documentário “Rota de Megalitismo: Templos para a Eternidade”, da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, recebeu uma medalha de ouro no Festival Internacional de Filmes de Turismo de África 2024, em Joanesburgo, África do Sul, na categoria “Documentários, TV e WEB – Cultura e Herança”.
Destacando-se entre os 436 concorrentes, de 61 países, que participaram no festival sul-africano, o documentário da CIM Viseu Dão Lafões, arrecada assim o seu segundo prémio, depois de no Festival Internacional de Cinema de Turismo ART&TUR, em Portugal, ter vencido na categoria “Melhor Documentário: Investigação em Turismo”.
Conduzido pelo arqueólogo Pedro Sobral, “Rota de Megalitismo: Templos para a Eternidade” é um percurso de 20 minutos por alguns dos monumentos megalíticos do país, que se encontram no território de Viseu Dão Lafões. Muitos destes monumentos são referências a nível mundial – um até é considerado a “Capela Sistina” do megalitismo. A rota integra 28 monumentos megalíticos, 13 dos quais são classificados.
Fernando Ruas, presidente da CIM Viseu Dão Lafões este destino “possui um património megalítico notável e que é reconhecido a nível internacional, o que motivou a CIM a avançar para a produção deste filme. A elevada qualidade do documentário foi agora mais uma vez distinguida, o que é muito gratificante para a região. É uma forma importante de dar notoriedade ao destino Viseu Dão Lafões a nível global”, destacando que “este filme está a ser exibido, desde este mês de junho, nos voos de longo curso da TAP, para as Américas e África, o que proporciona outra plataforma muito relevante para a divulgação do nosso território”.
O documentário “Rota de Megalitismo: Templos para a Eternidade” pode ser visualizado neste link.