Diversificação da oferta e aposta na promoção de produtos decisivas para consolidar turismo do Algarve
O Turismo do Algarve faz um balanço positivo da promoção externa no primeiro semestre do ano. A diversificação da oferta da região e a aposta na promoção de produtos segmentados têm sido decisivas para consolidar o posicionamento do Algarve como destino multifacetado e atrair visitantes com diferentes interesses.
Para além de enriquecer o portefólio turístico do destino e de potenciar uma lógica de complementaridade entre as várias experiências que a região oferece aos visitantes, esta estratégia, segundo o Turismo do Algarve, tem sido decisiva para manter uma evolução positiva de vários indicadores, como as dormidas que registaram + 2.8%, mas também o número de hóspedes com + 3.1% e o número de passageiros que chegaram ao aeroporto de Faro com + 3.3% , assim como o golfe que registou + 6% voltas (valores acumulados de janeiro a junho de 2024, face ao mesmo período do ano anterior). Números que permitem antever um verão promissor para a região.
Vendo reconhecida esta prestação positiva, a Associação Turismo do Algarve (ATA) – responsável pela promoção turística externa do destino – continua a expandir a sua base de associados. No primeiro semestre, registou a adesão de 15 novas empresas da região, representativas de várias atividades turísticas e de vários territórios do destino, alcançando um total de 391 associados.
Conscientes dos benefícios deste trabalho conjunto e do contributo que podem dar para o desenvolvimento do turismo da região, a adesão e a participação das empresas do setor em torno das ferramentas e ações promocionais que o Turismo do Algarve disponibiliza também tem aumentado, registando um número recorde de empresas associadas que, na primeira metade do ano, se candidataram aos apoios financeiros existentes para Planos de Comercialização e Vendas dirigidos aos mercados externos.
Das 99 candidaturas recebidas, 85 foram elegíveis para desenvolver esse plano com o apoio do Turismo do Algarve, o que se traduziu num financiamento total de campanhas de marketing internacional na ordem dos 2 milhões de euros.
De salientar que o primeiro semestre serviu para preparar várias campanhas de marketing, realizadas em parceria com operadores turísticos e companhias aéreas, com vista a potenciar reservas nos próximos meses e até ao final do ano. Entre estas ações, contam-se colaborações com companhias como a Easyjet, British Airways, Lufthansa, Volotea, Air Transat, Condor e Jet2.com, entre outras.
A participação em feiras e eventos do setor continua a ser uma estratégia para aumentar o interesse pelo Algarve. No primeiro semestre de 2024, realizaram-se iniciativas como a reunião com a Associação de Operadores Turísticos dos EUA (USTOA); a participação na convenção norte-americana da IAGTO; a presença no L.E./MIAMI – um dos eventos mais exclusivos para profissionais dedicados ao turismo de luxo nos EUA e a participação no Global Meeting & Incentive Travel Exchange.
O Turismo do Algarve continua a valorizar a importância que jornalistas e influenciadores têm como divulgadores e prescritores do melhor que a região tem para oferecer a quem a visita, tendo ainda participado, pela primeira vez, na TBEX Europe, a maior conferência dedicada a criadores de conteúdos e influenciadores de viagens e lifestyle na Europa.
Interesse de mercados de longa distância continua a aumentar
Ao longo do 1º semestre de 2024, o interesse dos turistas provenientes dos EUA (+11,4%), Canadá (+16,5%) e Brasil (+4,3%) pelo Algarve continuou a crescer, consolidando uma tendência que tem sido observada nos últimos anos.
De recordar que, para capitalizar este aumento da procura, o Turismo do Algarve decidiu reforçar, desde o início do ano, as ações promocionais direcionadas aos mercados dos Estados Unidos e do Canadá, como forma de incentivo a um maior número de visitas à região e contributo para a amplificação das rotas aéreas que ligam o destino a estes mercados.
Além do turismo de lazer, a procura pelo Algarve como destino para a realização de eventos profissionais é uma das motivações de visita que tem estado a crescer de forma evidente, atraindo a atenção de vários mercados, incluindo os EUA, mesmo não havendo ainda voos diretos para Faro.