Diretores de hotéis devem saltar das operações para a gestão corporativa
Esta foi uma das ideias deixadas por Mário Candeias, General Manager do Espinas Hotel Group, no Irão, na primeira conversa “Be Our Guest” promovida pela Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP).
Subordinada ao tema “Gestores de hotéis como empreendedores e principais geradores de valor para os acionistas”, na conversa inaugural, que teve lugar no passado dia 30 de maio, via Zoom, Mário Candeias abordou temáticas como os recursos humanos, a obtenção de conhecimentos diferenciadores, a formação dos profissionais da direção hoteleira e a gestão de carreiras. O profissional partilhou, também, a sua experiência profissional na hospitalidade iraniana.
O diretor hoteleiro, com cerca de 30 anos de experiência no setor do turismo, sublinhou a importância da “componente comportamental” na formação dos profissionais, afirmando que é imperativo “criar uma cultura em que os membros de uma equipa leem e se expressam a partir das melhores fontes de informação”, que incluem, além dos jornais sobre hotelaria e turismo, informação económica e de negócios em geral.
A integração na cultura do hotel ou da cadeia, bem como o conhecimento detalhado de unidades flagship, de tendências, de tecnologia de viagens e de marcas, são, para o gestor, fatores catalisadores de sucesso no capítulo comportamental.
Sobre a formação hoteleira em Portugal, Mário Candeias considerou que as escolas e os conteúdos pedagógicos carecem de “atualização”, tendo destacado a necessidade de as escolas hoteleiras portuguesas perceberem “o verdadeiro formato da indústria e quem são os benchmarks”, para que possam incorporar conhecimentos diferenciados nos percursos curriculares. Para o General Manager do Espinas Hotel Group, conhecimentos a nível de corporate finance, imobiliário, fusões e aquisições, e direito tornaram-se cada vez mais importantes para a valorização dos profissionais da direção hoteleira.
Mário Candeias assinalou a importância de a atualização de conhecimentos partir, também, do próprio profissional. Abordando esta questão, destacou o estudo de conceitos da área corporativa, financeira e económica, e a absorção do jargão de corporate management como ativos fundamentais para o desenvolvimento pessoal dos diretores de hotéis e para a sua valorização como gestores de ativos.
“Os diretores de hotéis têm de ser vistos também como gestores de ativos. A grande parte dos diretores de hotéis são meramente diretores de operações e devem dar o salto do nível das operações para a gestão a nível corporativo”, explicou Mário Candeias.
O “Be Our Guest” com Mário Candeias está disponível no canal de Youtube da ADHP em: https://youtu.be/qCcdIA8agIU.
As conversas informais “Be Our Guest” para as quais a ADHP convida diretores de hotéis de referência a falarem sobre as suas experiências profissionais, a hotelaria e o setor do turismo, têm lugar nas últimas segundas-feiras de cada mês, às 19h00.