Dino Parque celebra 4º aniversário e 850.000 visitantes
Aberto ao público desde fevereiro de 2018, o Dino Parque Lourinhã está comemorar o seu quarto aniversário, ao mesmo tempo que assinala o êxito do equipamento, espelhado nos 850.000 visitantes que registou desde a abertura.
“Desde a abertura em fevereiro de 2018, o Dino Parque já recebeu 850 000 visitantes, mesmo com os 2 últimos anos apresentando tantos desafios e dificuldades”, informa Luis Rocha, Diretor Geral do Dino Parque. Para o responsável, citado em nota à imprensa, o “entusiasmo com que os portugueses têm recebido este projeto confirma a relevância do mesmo no panorama da oferta de lazer aliada ao conhecimento”. Por isso, afirma que “o Dino Parque é hoje em dia uma referência no cenário de oferta nacional de Museus e orgulha-se do seu contributo para a investigação científica na área da paleontologia”.
Ao longo dos seus quatro anos de existência, o Dino Parque tem vindo a aumentar a sua oferta, tanto no que toca a espaços como a espécimes e nem a pandemia impediu que continuasse a trilhar este caminho. Assim, o ano passado, recebeu um dos maiores dinossauros da Europa – Supersaurus, tendo também sido acrescentado ao equipamento um conjunto de novas actividades, como a recriação de uma escavação, uma exposição de pegadas verdadeiras de dinossauros, uma tenda de campanha e muitos acessórios e ferramentas, além do Paleo Camp – área de diversão dedicada aos mais novos que lhes permite terem a experiência de serem paleontólogos por um dia.
Com mais de 10 hectares de espaço ao ar livre, o Dino Parque Lourinhã é a maior exposição ao ar livre desta temática na Europa, sendo composta por cinco diferentes percursos que permitem aos visitantes observar mais de 180 modelos de espécies de dinossauros à escala real, bem como animais que habitam o planeta terra desde há 450 milhões de ano.
Para além dos percursos exteriores, no edifício central pode ser visitado o live lab e o espaço museológico com a exposição paleontológica “Dinossauros da Lourinhã” da responsabilidade técnica e científica do Grupo de Etnografia e Arqueologia da Lourinhã (GEAL), onde se encontram fósseis verdadeiros e réplicas, sendo o mais emblemático o ninho de ovos de dinossauros com cerca de 150 milhões de anos.
De salientar, ainda, que o Dino Parque contribui todos os anos para a investigação científica. Reflexo disso foi o ter sido dada a conhecer, em 2021, uma nova espécie de Plesiopharus moelensis que tinha sido preparada no laboratório do parque.
De destacar, também, o apoio de 295.000 euros concedido ao GEAL – Museu da Lourinhã, no âmbito do protocolo celebrado entre estas duas entidades. Além deste valor, desde 2018 foram entregues 93.304 euros para projetos de desenvolvimento e conservação do Património Paleontológico Português.
Reconhecido com diferentes prémios, entre eles o Prémio 5 Estrelas Regiões na categoria Parques Temáticos pelo 3º ano consecutivo, distinção dos Travellers Choice Awards da Trip Advisor, o Dino Parque da Lourinhã possui também o selo Clean and Safe do Turismo de Portugal.