Diminuir a sazonalidade e diversificar a oferta são objetivos do Plano de Marketing Estratégico do Turismo do Algarve 2028
Apresentado na quinta-feira, o Plano de Marketing Estratégico do Turismo do Algarve 2028 (PMETA 2028), visa consolidar o Algarve enquanto um destino turístico competitivo, sustentável e reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade e diversidade da sua oferta.
O PMETA, que vai vigorar até 2028, aposta numa estratégia assente em inovação, qualidade e sustentabilidade, e reflete as expectativas de empresas, parceiros e comunidades locais, alinhando-se com os objetivos das agendas regional, nacional e internacional.
Apresentado em Faro na quinta-feira, dia 14 de novembro, o documento foi buscar fundamentação em referenciais estratégicos, como a Agenda 2030 das Nações Unidas e a Estratégia Turismo 2027, e está alinhado com o Algarve 2030 – Estratégia de Desenvolvimento Regional, o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve e o Plano Regional de Eficiência Hídrica para o Algarve.
Na nota introdutória do documento, que se desenvolve ao longo de quase 390 páginas, pode ler-se que o PMETA 2028 propõe “caminhos para que o Algarve se afirme pela qualidade e inovação, com o turismo a apresentar um forte contributo para uma melhor preservação e valorização dos seus recursos naturais e patrimoniais, garantindo benefícios económicos e bem-estar aos residentes, sem comprometer o seu futuro como destino de excelência”.
As metas estratégicas definidas no Plano têm foco em indicadores como as dormidas em época baixa, pretendendo-se ampliar o turismo fora dos períodos de alta temporada; os proveitos do alojamento turístico, promovendo uma oferta de qualidade; a taxa de sazonalidade, incentivando uma ocupação anual mais equilibrada; o movimento de passageiros no aeroporto; e também a satisfação dos residentes e dos turistas, assegurando experiências positivas e memoráveis para todos.
Mercados e produtos turísticos
No que se refere aos mercados prioritários, o PMETA 2028 faz uma hierarquização alinhada com a estratégia nacional do Turismo de Portugal. Assim, entre os denominados “mercados maduros”, o documento coloca em destaque os mercados da Alemanha, Espanha, Irlanda, Países Baixos, Portugal e Reino Unido. Já no que plano dos novos mercados, a prioridade vai para os Estados Unidos e o Canadá.
Em termos de produtos turísticos, são definidos 3 produtos consolidados, nomeadamente, o sol e praia, o golfe e o turismo residencial. Apresenta ainda mais 10 produtos e segmentos de aposta e seis de desenvolvimento, através dos quais se pretende diversificar e enriquecer a oferta da região.
Nos produtos e segmentos de aposta, o Plano aponta o Turismo de Natureza; Gastronomia e Vinhos; Meeting Industry & Corporate; Touring Cultural e Paisagístico; Turismo Náutico; Turismo de Saúde e Bem-Estar; Turismo Desportivo; Wedings; Turismo de Luxo; e Turismo Sénior.
Já os produtos e segmentos em desenvolvimento englobam o Turismo Acessível, o Turismo de Cruzeiros, o Autocaravanismo, o Turismo Cinematográfico e Audiovisual, e ainda os segmentos LGBTQIA+ e os Nómadas Digitais.
Para André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, “o PMETA 2028 é um documento que integra as principais orientações para nossa região, focadas em consolidar o sucesso do turismo nos próximos cinco anos. Queremos que, com este plano, se olhe para o Algarve não só como um destino de sol e mar ou de golfe, mas também pela sua capacidade de oferecer outras experiências autênticas, relacionadas com a natureza, com a história e cultura, com a gastronomia e vinhos, entre outros segmentos turísticos”.
“Acreditamos que, com o PMETA 2028, estamos a traçar um caminho sólido para o futuro, que irá não só beneficiar os nossos visitantes, proporcionando-lhes experiências memoráveis durante todo o ano, mas também contribuir para o bem-estar dos nossos residentes e para o fortalecimento da economia regional e nacional”, conclui André Gomes.
O PMETA 2028 pode ser consultado aqui.