Dia Europeu do Património Termal celebra-se na Galiza

Mondariz-Balneario, uma pequena cidade termal da Galiza, em Espanha, foi o local escolhido para celebrar o 6.º Dia Europeu do Património Termal, de 11 a 15 de outubro, promovido pela European Historic Thermal Towns Association, este ano sobre a temática “Paisagens Terapêuticas – Cidades Termais”.
Um programa variado de conferências, visitas e atividades paralelas de reflexão sobre a paisagem terapêutica nas vilas termais, coincide com os 150 anos da Declaração de Utilidade Pública das águas minerais de Mondariz.
O Dia Europeu do Património Termal terá início no dia 11 de outubro com uma cerimónia de abertura que contará com a participação de representantes locais daquele Município e da comissão organizadora.
Durante o painel, num evento híbrido, especialistas da Europa e da América analisarão a origem, os elementos estruturantes do desenvolvimento urbano e as perspetivas futuras de quatro cidades termais contrastantes: Mondariz-Balneário (Espanha), Caldas da Rainha (Portugal), Spa (Bélgica) e Saratoga Springs (EUA).
Após as apresentações do primeiro dia, no âmbito de um programa mais alargado de visitas e eventos, haverá uma visita guiada à paisagem terapêutica de Mondariz, visitando as suas fontes, edifícios, jardins e parques e conhecendo mais sobre os mitos e lendas existentes.
Recorde-se que a European Historic Thermal Towns Association é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2009 em Bruxelas (Bélgica) por seis membros originários — Acqui Terme (Itália), Bath (UK), Ourense (Espanha), Salsomaggiore Terme (Itália), Spa (Bélgica) e Vichy (França).
Muitas destas cidades participaram no projeto de cooperação de 3 anos intitulado “Thermae Europa” integrado no Programa Cultura 2000, destinado à valorização e preservação do património cultural termal na Europa. Em 2010, o Conselho da Europa certificou-a como rota cultural europeia.
O Dia Europeu do Património Termal destaca a importância do património termal enquanto tradição secular em toda a Europa, dando ênfase no reconhecimento e sensibilização para questões que afetam o futuro deste relevante património.