Destinos rurais já podem autoavaliar o seu desenvolvimento turístico

A ONU Turismo acaba de lançar a “Star”, uma ferramenta digital para autoavaliação de destinos rurais. A ferramenta está disponível para todos os destinos rurais dos países membros da ONU Turismo e visa promover o desenvolvimento do turismo nas zonas rurais.
A “Star” – Self-assessment Tool to Assist Rural Destinations, permite que as autoridades públicas locais em destinos rurais autoavaliem e quantifiquem o seu nível de desenvolvimento turístico. Além disso, fornece recomendações personalizadas, comparando diferentes destinos e gerando dados e ideias para os Estados-Membros melhorarem as políticas de turismo sustentáveis e inclusivas.
As autoridades interessadas na utilização desta ferramenta para avaliar seu desenvolvimento turístico, obtêm um guia de recomendações para implementar um modelo de turismo sustentável, inclusivo e inteligente.
Com base nas respostas únicas de cada destino, a STAR gera um conjunto de recomendações personalizadas que se centram principalmente em áreas de atuação prioritárias, com especial foco no planeamento estratégico, marketing, promoção, formação e educação, elaboração de políticas, diversificação de produtos e serviços, infraestruturas, preservação ambiental e cultural, colaboração com atores locais, acesso a financiamento, dados ou medição de resultados, entre outros aspetos.
Zurab Pololikashvili, secretário-geral da ONU Turismo, considera que esta ferramenta de autoavaliação “é um divisor de águas para os destinos rurais” dado que “capacita as autoridades locais com uma ferramenta que lhes permite autoavaliar as suas políticas e medidas, fornecendo soluções viáveis ideias que “promovem o desenvolvimento do turismo sustentável e contribuem para o crescimento global das comunidades rurais”.