Destinos emergentes da Grécia lideram crescimento do turismo no verão

De acordo com ao último relatório, “Destinos Emergentes na Grécia 2024” da Mabrian, realizado em parceria com a MINDHAUS, a mudança nas tendências da procura de viagens está a levar os destinos emergentes da Grécia a serem cada vez mais procurados pelos turistas.
O estudo aponta que muitos destinos gregos estão atualmente num ponto de viragem, já que os muito populares enfrentam os desafios da concorrência internacional, da má gestão da procura, da oferta paralela, bem como preocupações com a perda de identidade.
Face a esta evolução, os destinos emergentes estão a surgir cada vez mais como alternativas De acordo com os dados da Mabrian, as ilhas fora dos circuitos de cruzeiros tradicionais estão a registar um aumento de popularidade, com as ilhas de Lesbos e Chios, na região do Egeu Norte, a registarem aumentos anuais de visitantes de +78,8% e +65,2%, respetivamente. Da mesma forma, Samos (+51,7%), Skopelos (+26,6%) e Skiathos (+25,5%) também estão a ganhar força.
A região do Peloponeso, com o seu rico património gastronómico e beleza costeira, tornou-se o quarto destino mais visitado da Grécia, sendo que outro destino grego emergente é a parte oriental da região da Macedónia Oriental e da Trácia, em particular a sua costa (que aumentou as chegadas até +63% num ano), e a Ilha de Tasos, parte desta mesma região, visitada por mais +26,4% de viajantes ano após ano.
De acordo com o estudo, os destinos emergentes refletem a evolução das motivações para viajar para a Grécia, com um número crescente de visitantes que procuram experiências de estilo de vida ativo. Em 2023, 21,1% dos visitantes indicaram as experiências ativas como o principal motivo para visitar a Grécia, um aumento significativo de +12,1 pontos percentuais em relação a 2019; transformando o turismo activo no principal impulsionador da visita à Grécia, seguido dos banhos de sol e do turismo cultural.
Esta tendência está alinhada com as mudanças globais nas preferências de viagem, uma vez que mais pessoas priorizam o bem-estar e as atividades ao ar livre durante as férias.
Tarifas de hotel competitivas, no meio de desafios
Apesar da crescente concorrência, a Grécia continua a manter tarifas hoteleiras competitivas. O relatório destaca que as tarifas médias diárias (ADR) para alojamento de verão em 2024 na Grécia são, em geral, muito atrativas em comparação com outros destinos do Mediterrâneo. Por exemplo, enquanto os hotéis gregos de 3 estrelas oferecem tarifas comparáveis às de Espanha, os hotéis de 4 estrelas na Grécia são ligeiramente mais elevados do que os concorrentes de outras regiões, reflectindo a forte procura durante a época alta. Em contraste, os hotéis de 5 estrelas na Grécia continuam a ter preços competitivos em comparação com os seus homólogos em Espanha e Itália.
Os insights de dados convidam ao otimismo para as viagens e o turismo grego, apesar dos desafios. “Os principais intervenientes (sejam governos regionais, hoteleiros e comunidades) estão cada vez mais a afastar-se do ‘business as usual’ e a reinventar o seu papel na gestão, gestão e marketing dos destinos, através da criação de DMOs, da realização de iniciativas de branding e da segmentação de públicos de nicho de mercado”, refere o estudo.
Imagem: Chios© GNTO/photo G. Filippini