Desidério Silva volta a presidir à Associação de Promoção de Albufeira
Eleitos no passado dia 10, os novos órgãos sociais da Associação de Promoção de Albufeira (APAL), voltam a ser liderados por Desidério Silva, personalidade que esteve na fundação desta entidade, no ano de 2004. João Carlos Rolo assume a Assembleia Geral e Carlos Santos o Conselho Fiscal.
Foram já empossados os novos órgãos sociais da Associação de Promoção de Albufeira para o triénio 2023-2026, eleitos no passado dia 10. Em resultado desse ato eleitoral, a APAL volta a ser presidida por um dos seus fundadores, Desidério Silva, que assim regressa ao turismo.
Recorde-se que Desidério Silva já foi presidente da APAL, da Câmara Municipal de Albufeira e da Região de Turismo do Algarve.
“A APAL faz todo o sentido no contexto da dinamização económica do concelho e da nossa marca turística”. Foi desta forma que Rui Justo, anterior presidente da Assembleia Geral e que conduziu parte dos trabalhos da tomada de posse dos novos órgãos sociais, contextualizou a importância desta Associação.
Na tomada de posse dos novos órgãos sociais, José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira que na APAL assume agora as funções de presidente da Assembleia Geral, agradeceu a todos aqueles que colaboraram no último triénio marcado por “grandes desafios em virtude da pandemia, da imensa transformação da atividade turística e também do atual clima de incerteza que influencia toda a dinâmica do setor”. O autarca destacou 2022 como sendo “um ótimo ano para a atividade turística”, mas enfatizou “a necessidade de mantermos um rumo coerente na promoção do nosso destino em articulação com outras entidades, mas também de melhoria constante daquilo que é o espaço público, as acessibilidades e os serviços que podemos disponibilizar a quem nos visita”.
O novo presidente da entidade sublinhou que, prestes a celebrar duas décadas de existência, a APAL “entrou já na sua maioridade e após uma fase em que a atividade turística muito se ressentiu, os desafios agora exigem uma nova dinâmica e um maior envolvimento de todos”. Para Desidério Silva “a APAL tem de ser um fórum local e regional onde os setores público e privado possam convergir num objetivo comum de melhoria e promoção do nosso destino, utilizando novas ferramentas e metodologias que nos posicionem de forma atrativa, inovadora e geradora de retorno para as empresas associadas e para todo o concelho”.
Para o triénio 2023-2026, a APAL conta nos seus órgãos sociais, com um total de 22 membros. A Associação reúne cerca de 270 associados e tem levado a cabo um importante papel de promoção de Albufeira, marcando presença em várias feiras e organizando diversos workshops, campanhas de marketing digital, fam trips e outros eventos promocionais ligados ao setor.
A Direção está agora a preparar o Plano de Atividades e Orçamento onde irá apresentar as ações a concretizar ao longo deste ano.