Desconvocação da greve nos aeroportos de 19 a 21 de agosto faz agentes de viagens respirarem de alívio
Foi desconvocada esta quarta feira a greve que ameaçava paralisar por completo os 10 aeroportos portugueses do Continente e ilhas geridos pela ANA/Vinci, durante os dias 19, 20 e 21 de agosto. Os agentes de viagens respiram de alívio mas pode não ser por muito tempo já que de 26 a 28 de agosto vão ter que lidar com a greve da Portway, embora esta seja de escala bastante menor.
Com a procura de verão no pico e a atividade turística no auge, os agentes de viagens e operadores turísticos temiam pelas suas operações e pelos passageiros que iriam ficar em terra ou, no mínimo, teriam que enfrentar uma nova onda de caos nos aeroportos, com muitos dos voos a serem cancelados, adiados ou a sofrerem grandes atrasos. Por isso mesmo, havia já algumas agências de viagens em contacto com as companhias de seguros para saberem efectivamente que coberturas iriam existir nos casos que pudessem vir a acontecer.
No entanto, após dia e meio de intensas conversações, os sindicatos que representam os trabalhadores da ANA/VINCI, que gere 10 aeroportos em solo português, chegaram a acordo com a entidade patronal e desconvocaram a greve agendada para os dias 19 a 21 de agosto.
Em comunicado, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Sintac) avançou que o entendimento foi alcançado na sequência de uma reunião realizada, terça-feira, nas instalações da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), que contou também com a participação do Sindicato dos Quadros da Aviação Comercial (SQAC), e durante a qual, segundo o sindicato, “foi possível encontrar uma posição de consenso entre as partes”.
“Do acordo resultou uma clara abertura para fazer face à escassez de RH [recursos humanos] nas áreas operacionais, um aumento salarial intercalar e a negociação de um AE [acordo de empresa], os dois últimos a concretizar através de mediação da DGERT”, explica o sindicato, acrescentando que no próximo dia 14 de setembro serão iniciadas reuniões para fazer um levantamento dos trabalhadores necessários e iniciar o processo de recrutamento.
Recorde-se no entanto que o Sintac, que na mesma nota afirmava que este tinha sido o “acordo possível”, apresentou neste mesmo dia um pré-aviso de greve, que abrange os trabalhadores da Portway (detida pela ANA) dos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal, para os dias 26, 27 e 28 de agosto.