De regresso à IFTM Top Resa Portugal mostra-se em Paris com 7 ARPTs e 30 empresas para reforçar aposta no mercado francês

Portugal vai voltar a marcar presença na IFTM Top Resa, a maior feira de turismo B2B em França, da qual esteve ausente nos últimos anos. Com este regresso, Portugal renova a aposta no mercado francês que o ano passado gerou 4,7 milhões de dormidas e 1,7 milhões de hóspedes, que geraram uma receita de 3,1 mil milhões de euros.
De 17 a 19 de setembro, Portugal vai participar na IFTM Top Resa, a principal feira B2B de turismo em França, que se realiza em Paris, na Expo Porte Versailles. A participação nacional, coordenada pelo Turismo de Portugal, ocupa um stand de 306 m2, onde estão representadas as sete agências regionais de promoção turísticas do país e 30 empresas do setor, o que constitui um recorde de participação neste evento.
Portugal marcou presença em todas as edições da IFTM até 2021 e o regresso na edição deste ano traduz o compromisso do Turismo do Portugal em, não só estimular a procura pelo destino consolidando sua posição neste importante mercado, mas também em proporcionar às empresas presentes no stand a possibilidade de estabelecer contactos a nível global e explorar novas oportunidades de negócio, sublinha o Turismo de Portugal em nota à imprensa.
Maior feira de turismo em França, a IFTM Top Resa contou, na edição de 2023, com mais de 20.000 visitantes e 500 expositores. Destaca-se também pelo facto de promover mais do que o turismo de lazer, envolvendo operadores e empresas especializadas também em turismo de negócios e de eventos.
“A participação na IFTM Top Resa reforça o compromisso do Turismo de Portugal em apostar no exigente mercado francês. Esta feira B2B é uma oportunidade essencial para apresentar propostas turísticas e experiências diferenciadas, indo ao encontro do perfil da procura deste mercado e contribuindo, simultaneamente, para incentivar a atividade turística ao longo de todo o território e durante todo o ano”, afirma Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, citado na nota do TP.
Mercado Francês em Portugal
No comunicado enviado às redações, o Turismo de Portugal, citando dados da GlobalData, sublinha que França é o 5.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 54,9 milhões de viagens em 202.
No que se refere a Portugal, França foi, em 2023, o 4.º mercado turístico da procura externa, tanto no indicador dormidas (quota 8,7%) como no indicador hóspedes (quota 9,3%).
Nesse ano, as dormidas dos turistas provenientes da França registaram um acréscimo de 6,5% e os hóspedes aumentaram 7,4% face ao ano anterior, totalizando 4,7 milhões de dormidas e 1,7 milhões de hóspedes, respetivamente.
A receita relativa aos turistas que nos chegam de França também cresceu em 2023, para 3,1 mil milhões de euros, o que significa um incremento de 7,2% face ao ano de 2022. França é assim, em termos de receitas, o segundo maior mercado emissor, com uma quota de 12,4%.
No 1.º semestre deste ano, no indicador dormidas, a Grande Lisboa é o principal destino nacional dos turistas provenientes da França que visitam Portugal (quota 30,0%), seguido do Norte (21,1%), Algarve (20,7%), e da Madeira (16,7%), números que reforçam a relevância deste mercado para Portugal.