De olhos no futuro 13.º Congresso da APECATE vai à ilha Terceira debater desafios do setor

“Inovar o Futuro: O Desafio dos Eventos e Animação Turística”, e o tema do 13.º Congresso da APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, que vai realizar-se a 3 e 4 de abril, na ilha Terceira, nos Açores. A apresentação do evento decorreu esta quarta-feira, 12 de março, no espaço dos Açores na BTL.
Serão três, as problemáticas abordadas em três painéis que pretendem dar voz aos players do turismo, falar de caminhos para a certificação e sustentabilidade e como operacionalizar e estruturar o setor dos congressos e eventos. Haverá ainda um quarto painel, onde segundo a organização do Congresso “vamos colocar em prática um dos nossos princípios que é a parceria e a conjugação de sinergias, em que faremos a transição para o tema dos Azores Trails Fest, o grande festival de caminhadas dos Açores”.
O 1.º painel, com o tema “Desafio em Foco: A Voz das Associações e o Futuro do Turismo em Portugal”, dá àqueles que vivem e respiram o setor todos os dias: as associações. “São elas que sentem os desafios, mas, também, perspetivam as oportunidades que podem redefinir o turismo em Portugal. Através do seu conhecimento e da sua visão estratégica, teremos uma perspetiva realista e inspiradora sobre os caminhos que devemos trilhar para crescer, inovar e tornar o setor mais competitivo”, explica a APECATE.
O 2.º painel debate a “Sustentabilidade: Descomplicando a Certificação – O Caminho para as Empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística”. Para esta associação, “o futuro do turismo não se constrói apenas com estratégia – ele precisa de compromisso. A sustentabilidade já não é apenas um diferencial, é um imperativo. Neste painel, vamos descomplicar a certificação, mostrando que ser sustentável não é uma barreira, mas sim uma vantagem competitiva que eleva a credibilidade e o impacto positivo dos eventos e da animação turística. Juntos, podemos transformar boas intenções em ações concretas e criar um setor mais responsável e inovador”.
“Rumo ao Amanhã: Registo das Empresas e os Programas de Apoio, a Força Transformadora dos Eventos” dá mote ao 3.º painel, onde o futuro será olhado com as ferramentas certas. “O registo das empresas e os programas de apoio não são apenas formalidades – são pilares essenciais para um setor mais organizado, transparente e valorizado. Neste painel, vamos explorar como estes instrumentos podem ser alavancas de crescimento e inovação, garantindo que os eventos e a animação turística continuem a evoluir e a impactar positivamente a economia e a experiência dos visitantes”, explica ainda a mesma entidade.
Por fim, tempo ainda para um 4.º painel, com o tema “Festivais de Caminhadas: Impulsionadores do Desenvolvimento Sustentável em Territórios Rurais”. Este painel vai explorar o potencial dos festivais de caminhadas na valorização dos espaços rurais, combinando imersão na natureza e estratégia turística para a valorização de espaços rurais e a diversificação da oferta turística.
Oradores de diversas regiões e operadores turísticos irão partilhar experiências e testemunharão a importância e a forma de como esses festivais contribuíram para a estruturação e desenvolvimento das suas atividades. Discutir-se-á ainda a criação de uma rede nacional de festivais, visando um produto turístico único e de alto valor.