De Aveiro à Macinhata no Comboio Histórico a vapor do Vouga
A CP-Comboios de Portugal vai realizar uma edição especial de Páscoa do Comboio Histórico do Vouga (o “Vouguinha”), nos dias 15 e 16 de abril.
A composição, com uma oferta de 206 lugares, repartidos por cinco carruagens históricas e rebocada pela locomotiva a vapor E214, vai voltar a circular na única linha de via estreita da rede ferroviária nacional, para percorrer o trajeto entre Aveiro e Macinhata do Vouga.
Além da icónica locomotiva a vapor, o comboio circulará com uma carruagem Napolitana da década de 30 do século passado, três carruagens históricas de madeira, construídas na Bélgica (1908), Alemanha (1925) e em Portugal (1913), nas oficinas do Porto e ainda uma carruagem construída no Barreiro, em 1908, e que circulou na Linha do Corgo. Trata-se, por isso, de uma oportunidade única de regressar ao passado para saber como os antepassados viajavam de comboio.
A partida de Aveiro está marcada para as 09h00, seguindo para Macinhata do Vouga, onde deverá chegar pelas 10h43. No percurso, o comboio pára em Águeda para embarque de passageiros.
À chegada a Macinhata do Vouga, os clientes são recebidos por um grupo de cantares populares tradicionais e uma mostra de produtos regionais na feira que se realiza na estação. A visita guiada ao Museu Ferroviário, completa o programa do passeio.
No regresso, o comboio parte da estação de Macinhata do Vouga pelas 12h15 tendo hora prevista de chegada a Aveiro às 14h06, parando em Águeda, para desembarque dos clientes.
Os bilhetes podem ser comprados nas bilheteiras CP ou na bilheteira online, pelo preço de 35€ para adultos e 25€ para as crianças dos 4 aos 12 anos (inclusive).
Nesta edição, os vouchers-oferta CP do Comboio Histórico do Vouga podem ser trocados por bilhetes inteiros ou de criança, desde que se encontrem dentro do prazo de validade.
Recorde-se que em 2021, o Comboio Histórico do Vouga registou uma grande adesão de público, transportando cerca de 2 000 clientes, o que correspondeu a uma taxa média de ocupação de 84%.