De 14 a 17 de março: Associação Casas Açorianas debate tema “Açores: Mais ou Melhores Turistas?”em Santa Maria
Sob o tema “Açores: Mais ou Melhores Turistas?”, o Encontro Anual da Associação de Turismo em Espaço Rural – Casas Açorianas vai ter lugar de 14 e 17 de março na ilha de Santa Maria. Com os olhos postos no crescimento turístico, o Encontro vai debater o efeito da carga turística no território e analisar as mais-valias que o turismo deixa na região.
Numa perspetiva de futuro, a Casas Açorianas – Associação de Turismo em Espaço Rural, que afirma acompanhar de perto “o crescimento que o turismo tem tido nos Açores em várias vertentes”, nomeadamente no que se refere às mais-valias que deixa no território, escolheu colocar em debate no seu Encontro, os efeitos da carga turística no arquipélago. Daí ter escolhido o tema “Açores: Mais ou Melhores Turistas?”, esclarece a Associação em nota à imprensa.
Ainda assim, Gilberto Vieira, presidente da Casas Açorianas, afirma que o problema de ter de escolher entre ter mais turistas ou melhores ainda não se coloca nos Açores, onde o turismo ainda tem espaço para crescer, principalmente na época baixa. Daí que a escolha do tema seja mais uma indicação da necessidade de se ser proactivo, e analisar cenários futuros.
As sessões de trabalho do Encontro iniciam-se no dia 15 de março, com a sessão de abertura, marcada para as 10h00, a incluir intervenções de Gilberto Vieira, presidente das Casas Açorianas, Bárbara Chaves, presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto e Rosa Costa, diretora Regional do Turismo.
Segue-se o painel que dá nome ao evento, “Açores: Mais ou Melhores Turistas?”, com a intervenção de Carlos Coelho, especialista no domínio de gestão e construção de Marcas.
Após o almoço, os trabalhos são retomados com uma mesa redonda em que estará em análise o tema “Como continuar a fazer crescer a receita por turista?”, com uma introdução a cargo de José Luís Elias (Turisver).
Segue-se uma intervenção de Rui Batista, vice-presidente da Associação de Bloggers de Viagens, e a assinatura de um protocolo entre esta associação e as Casas Açorianas.
No dia 16, pelas 10h00, será abordado o tema “Comunicar nos diferentes suportes online”, em conversa com Carlos Costa, consultor e especialista em comunicação, sistemas e tecnologias de informação.
A sessão de encerramento, marcada para as 11h30, contará com a intervenção de Gilberto Vieira, presidente da Associação Casas Açorianas.
Após o evento os convidados terão a oportunidade de visitar a Ilha de Santa Maria, estando agendadas várias atividades e uma mostra de produtos locais.