Daniela Pontedeira da Caraux Viagens e Turismo: “Foi o nosso forte de vendas este ano, as Caraíbas”
É agente de viagens há 11 anos na Caraux – Viagens e Turismo Lda, em Valença do Minho e também “o braço direito” de Sandra Caraux, a proprietária desta agência de viagens. Chama-se Daniela Pontedeira e fez um balanço do primeiro semestre do ano em termos de vendas e de procura de destinos, que para já está a superar e muito o ano de 2023.
A Caraux – Viagens e Turismo sentiu alguma quebra de com o aproximar do verão? Algumas agências de viagens, que até tiveram um período de pré-vendas bastante bom, mas queixaram-se que as vendas abrandaram com a chegada da época estival.
As pré-vendas foram muito boas, mas continuamos a trabalhar todos os meses. Não sentimos assim uma quebra abrupta, não. Como eu digo, este mês de agosto tem sido bom na mesma, continuamos a fazer vendas.
Tem ideia se estão acima do ano passado em termos de vendas?
Nos primeiros meses do ano achávamos que estávamos um bocadinho mais fracas em termos de vendas, mas neste momento já ultrapassámos os valores que obtivemos o ano passado inteiro, o que é muito bom.
Nas viagens de produto charter, a procura por destinos de longo curso, como as Caraíbas, teve mais procura este ano?
Sim, principalmente por causa do preço estar bom. Tínhamos clientes que entravam aqui na agência à procura de soluções para as Canárias ou Baleares, mas assustavam-se com os preços. E quando lhes sugeríamos Caraíbas, escolhiam essa opção. Foi o nosso forte de vendas este ano, as Caraíbas.
Este ano também foi lançado um charter para o Cayo Santa María. Tiveram procura?
Não teve muita saída connosco, sinceramente. A maior parte dos nossos clientes preferiu Varadero, uma vez que gostariam de visitar Havana e por ser a sua primeira vez em Cuba. Aqueles que fizeram uma segunda visita optaram por ir aos Cayos.
“Para os destinos de proximidade Cabo Verde foi o número um, mas o Senegal, Saidia e Djerba também se venderam bem”
E nas viagens de curta distância – ilhas espanholas, Tunísia, Marrocos -, quais os destinos que se destacaram?
Cabo Verde foi o nosso best-seller, mas o Senegal, Saïdia (Marrocos) e Djerba (Tunísia) também se venderam bem este ano. Também vendemos alguma coisa das ilhas espanholas, até porque fizemos os nossos próprios pacotes.
Houve algum destino com queda face ao ano passado?
Sim, os Circuitos Europeus, houve muito menos procura.
Nas viagens em voos regulares, quais os destinos que tiveram maior procura?
Até agora as escapadinhas na Europa, Cabo Verde, Marrocos também, vendemos bastante para Agadir e Marrakech.
“O Brasil não é um destino que vendamos aqui na nossa agência. Por exemplo, vendemos para quem tenha lá família, mas para irem de férias, para resorts, temos algum receio”
Falemos do Brasil, que em tempos teve os seus anos dourados no mercado português, muito devido às operações charter que se realizavam na altura. Pensa que este é um destino que ainda pode recuperar?
Sim, pode ser que sim. Mas a nível de segurança e por algumas informações que os operadores nos transmitem ainda temos um bocadinho de medo de vender o destino. Temos sabido de algumas situações com clientes de outras agências de viagens que tiveram problemas com a segurança. O Brasil não é um destino que vendamos aqui na nossa agência. Por exemplo, vendemos para quem tenha lá família, mas para irem de férias, para resorts, temos algum receio.
Quais têm sido as vossas maiores “dores de cabeça” este verão?
Foi tudo muito tranquilo. Pode haver uma situação ou outra, mas que foi resolvida rapidamente. De resto estamos tranquilas, até porque sabemos o produto que estamos a vender.
Os operadores estão já a lançar no mercado pacotes para o fim de ano. Já está a haver procura para este produto?
Aqui em Valença do Minho as pessoas gostam muito de passar o Natal e a Passagem de Ano por cá, portanto não temos muita procura.
No entanto, já estamos a vender produtos para o próximo ano, para a época da Páscoa. Também já há procura para o verão de 2025, mas ainda não há muita oferta no mercado.
Notam que os clientes já compram com maior antecedência?
Sim, cada vez com mais antecedência. Tenho aqui uma listagem de pessoas que já me disseram que querem determinado destino para o próximo ano.