“Balanço verão 2024”: Dados da AHP contrariam notícias sobre abrandamento turístico no Algarve durante o verão

Apresentados esta terça-feira, os resultados do inquérito à hotelaria sobre o Verão de 2024, revelam que o Algarve não só teve um excelente verão como foi campeão do preço médio. Além disso, os portugueses não “fugiram” do Algarve. O inquérito revela também que os EUA já entraram para o Top 3 dos mercados para a hotelaria.
“O Algarve foi o campeão das vendas” este verão, afirmou a vice-presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal, Cristina Siza Vieira, na apresentação dos resultados do inquérito “Balanço Verão 2024”, tendo destacado que “o Algarve esteve sempre acima da média nacional” nos indicadores relativos à taxa de ocupação, preço médio e estada média.
Ainda que a taxa média de ocupação mais elevada tenha acontecido nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira (91), o Algarve, com 85% ficou no 4º lugar, acima da média nacional, que foi de 81%.
De referir que, de acordo com os resultados do estudo, 79% dos inquiridos do Algarve, considerou que a taxa de ocupação foi melhor ou muito melhor do que no verão homólogo.
No preço médio, o Algarve foi o grande campeão no acumulado dos meses de verão (junho a setembro), tendo alcançado os 227€, bem acima da média nacional que se cifrou nos 173€, sendo que também aqui, 83% dos hoteleiros inquiridos na região algarvia considerou que o verão de 2024 foi “melhor ou muito melhor” do que o de 2023.
Acresce que 89% dos inquiridos do Algarve afirmou que os Proveitos Totais alcançados no verão deste ano foram “melhores ou muito melhores” do que os verificados no período homólogo do ano passado.

Já na estada média (3,1 noites, a nível nacional), o Algarve, com 4,8 noites, ficou em segundo lugar, com a Madeira a liderar destacada neste indicador (5,4 noites).
Estes resultados, frisou Cristina Siza Vieira, vieram “contrariar a notícia que se vinha tendo de que o Algarve tinha um severo abrandamento, quer na procura, quer no preço praticado, quer na estada média. Não é isso que os números revelam, o que os números revelam é que, efetivamente, o Algarve continuou a ser o campeão das vendas durante o verão”.
De salientar também que, ao contrário do que chegou a ser noticiado, os portugueses não “fugiram” do Algarve este verão, continuando a ser um dos três principais mercados para a região.
Inquiridos sobre quais os 3 principais mercados para os seus hotéis durante o verão, os hoteleiros do Algarve apontaram o Reino Unido, Portugal e a Irlanda (com 31% a apontar os Estados Unidos).
A propósito das notícias que davam conta do afastamento dos portugueses do Algarve, o presidente da AHP, Bernardo Trindade, afirmou que “aquilo que nós estamos aqui a evidenciar é que os portugueses contribuíram para os números do Algarve, assim como contribuíram também os ingleses, os alemães e agora os americanos”.
Em síntese, frisou que “o Algarve teve um bom verão, um bom verão que foi sentido um pouco por todo o país e, portanto, isso, obviamente, deixa-nos satisfeitos”.
Estados Unidos entram no top 3 dos principais mercados para a hotelaria
No conjunto daqueles que foram os principais mercados para a hotelaria nacional durante os meses de verão, ressalta a entrada dos Estados Unidos do TOP 3, com os resultados do inquérito da AHP a revelarem que 73% dos hoteleiros que responderam continuam a colocar o mercado nacional em 1ºlugar; 53% dos inquiridos refere o Reino Unido, e 51% já referem também os Estados Unidos, que ficam assim a ocupar o 3º lugar entre os mercados mais referidos pelos hoteleiros. Ainda assim, nas regiões Norte, Centro, Setúbal, Algarve e Madeira, os EUA ainda não figuram no top 3 para a maioria dos inquiridos.

Seguem-se Espanha (44%), Alemanha (25%), França (19%), Brasil (10%), Irlanda (6%) e Itália e Canadá, ambos referidos por 3% dos hoteleiros como figurando entre os seus 3 principais mercados. De referir que, entre os principais mercados, apenas França e Brasil decresceram de janeiro a agosto.
Referindo-se aos principais mercados para a hotelaria, o presidente da AHP considerou “muito significativa” a presença do mercado americano “que começou por ser basicamente uma presença nos meios urbanos de Lisboa e de Porto, mas hoje tem de facto a sua presença espalhada. Isso é muito importante”.
Foto de abertura: © Visit Algarve – www.visitalgarve.pt.