CTP quer novo ministro da Economia a dar prioridade ao turismo
No dia em que Luís Montenegro apresentou ao Presidente da República a composição do seu Governo, a Confederação do Turismo de Portugal, que uma vez mais não viu satisfeita a sua reivindicação de um Ministério para o Turismo, pediu ao novo ministro da Economia no seu mandato dê “prioridade ao Turismo”.
Em comunicado enviado à imprensa no dia em que se conheceu o elenco governativo, a CTP afirmou que o seu desejo, em termos gerais, é que “o novo Governo dê mais atenção à economia e às empresas, dando nomeadamente prioridade ao Turismo” uma vez que esta atividade económica “é motor da economia portuguesa”.
Por outro lado, o presidente da Confederação, Francisco Calheiros, citado no comunicado, afirma esperar que exista por parte do Governo “um reforço da importância e do papel da Concertação Social no âmbito de várias medidas estruturantes que são necessárias implementar”.
Em relação ao novo ministro da Economia, Pedro Reis, a CTP sublinha ser “uma pessoa que irá seguramente exercer bem as suas funções, devendo dar máxima atenção ao Turismo e aos vários temas estratégicos que lhe estão subjacentes”.
“A Confederação do Turismo de Portugal mais do que pessoas, comenta políticas”, afirma ainda Francisco Calheiros, que volta a enumerar alguns dos temas que considera prioritários para o setor. “O que esperamos do novo ministro da Economia e do Governo – diz -, é que se dê grande atenção ao Turismo, nomeadamente a questões prioritárias como são, por exemplo, os apoios à consolidação e internacionalização das empresas; a transformação digital; a falta de mão de obra; a privatização da TAP e obviamente a decisão sobre o novo aeroporto”.