CTP congratula-se com decisão sobre o novo aeroporto mas alerta para prazo da construção
Em comunicado, a Confederação do Turismo de Portugal congratulou-se esta terça-feira com a decisão do Governo sobre o novo aeroporto. No entanto alerta que irá demorar “mais do que uma década” até que esteja operacional.
Logo após haver conhecimento público sobre a decisão do Governo relativamente ao novo aeroporto, a Confederação do Turismo de Portugal emitiu um comunicado em que “saúda a decisão (…) que confirma a escolha de Alcochete como localização do novo aeroporto internacional na região de Lisboa” bem como o facto de as obras para a expansão do aeroporto Humberto Delgado irem avançar, dado o tempo que irá demorar a construção da nova infraestrutura aeroportuária.
“A construção de um novo aeroporto na região de Lisboa tem sido uma exigência da CTP nos últimos anos, pelo que nos congratulamos pela decisão finalmente hoje anunciada”, refere Francisco Calheiros, presidente da CTP, que adianta: “só espero que esta seja uma decisão definitiva e que não venha a ser colocada em causa por outros Governos, algo a que infelizmente já assistimos nos últimos anos”.
Apesar de considerar uma “boa notícia” a decisão agora tomada, a CTP não deixa de referir que “a solução escolhida assenta numa infraestrutura inexistente, pelo que tudo aponta que Portugal ainda tenha de esperar mais do que uma década para ter um novo aeroporto a funcionar em pleno”.
Quanto à decisão de avançar com as obras no Aeroporto Humberto Delgado para aumentar a sua capacidade de resposta, Francisco Calheiros refere: “A CTP necessita de ter mais detalhes sobre esta decisão. Mas tenho de referir que sempre se afirmou que não era possível aumentar a capacidade do atual aeroporto de Lisboa. Se afinal tal é possível, porque não se fez antes? Nesta altura já poderíamos ter aumentado os slots disponíveis e o movimento de passageiros no aeroporto Humberto Delgado, bem assim como receita entretanto perdida”.